Seminário aborda gestão de acidentes e emergências ambientais

A Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Semad) realiza nos dias 27 e 28 de novembro, em Belo Horizonte, o Seminário de Emergência Ambiental. O evento abordará questões relativas às emergências e outros eventos críticos no Estado.

Na abertura do Seminário, às 8 horas do dia 27, será apresentado o Atlas de Vulnerabilidade a Inundações de Minas Gerais. O documento reúne, em mapas, as áreas mais frágeis do Estado, norteando o estabelecimento de ações que minimizem os impactos negativos de enchentes em áreas rurais e urbanas.

“O Atlas é uma ferramenta de planejamento a prevenção, que permite a identificação dos pontos mais críticos e as estimativas dos impactos causados pelas chuvas”, explica a diretora de Prevenção e Emergência Ambiental da Semad, Wanderlene Ferreira Nacif. “O estudo possibilita a seleção das áreas prioritárias para o estabelecimento de ações de prevenção e controle de inundações”, completa.

Palestras

A palestra principal do dia 27 será ministrada pelo Coordenador do Centro de Estudos e Pesquisas em Emergências e Desastres em Saúde da Fundação Oswaldo Cruz, Carlos Machado de Freitas. O estudioso abordará o tema ‘Mudanças climáticas e os aspectos relacionados aos desastres ambientais e naturais – Impactos associados à seca’.

Ainda na manhã do dia 27, a diretora de Pesquisa, Desenvolvimento e Monitoramento das Águas do Instituto Mineiro de Gestão das Águas (Igam), Ana Carolina Miranda, abordará os desafios para a gestão das águas diante da escassez hídrica. Já o meteorologista do Igam, Adelmo Antônio Correa, detalhará as tendências climáticas para Minas Gerais no período chuvoso entre 2014 e 2015.

O diretor de Prevenção e Combate a Incêndios Florestais e Eventos Críticos da Semad, Rodrigo Bueno Belo, detalhará o trabalho desenvolvido em Minas na prevenção e combate a incêndios florestais.

Acidentes

O segundo dia do Seminário terá a palestra do doutor em Saneamento, Meio Ambiente e Recursos Hídricos pela UFMG, Gilmar da Cunha Trivellato, que abordará a questão da Segurança Química. Neste dia, será lançada a atualização do Mapa de Acidentes Ambientais. O estudo reúne os casos atendidos pelo Núcleo de Emergências Ambientais (NEA) da Semad em Minas durante o ano de 2013.

Na tarde do mesmo dia, o diretor de Gestão de Resíduos da Fundação Estadual de Meio Ambiente (Feam), Renato Teixeira Brandão, apresentará os esforços do Governo de Minas na segurança de barragens. A exposição enfocará o trabalho desenvolvido pela Fundação para reduzir o potencial de danos ambientais decorrentes de possíveis acidentes nessas estruturas.

Seminário

O Seminário de Emergência Ambiental é organizado anualmente pela Semad e pela Comissão Estadual de Prevenção, Preparação e Resposta Rápida às Emergências Ambientais com Produtos Perigosos (CE P2R2 Minas). O tema de 2014 é o gerenciamento de crises na Emergência Ambiental.

O objetivo do encontro é proporcionar a troca de informações nas atividades que envolvem a produção, o armazenamento, o manuseio e o transporte de produtos perigosos. Os temas são relacionados às ações de prevenção e de atendimento aos acidentes ambientais bem como a gestão dos riscos associados.

Seminário Estadual sobre Emergência Ambiental

Local: Auditório da Fundação das Indústrias de Minas Gerais (Fiemg) - Avenida do Contorno, 4520, Bairro Funcionários, Belo Horizonte

Data: 27 e 28 de novembro de 2014, de 8h às 18h

Acesse aqui a programação do evento