Ir para o menu| Ir para Conteúdo| Acessibilidade Alternar Contraste | Maior Constraste| Menor Contraste

Expedição de Educação Ambiental retoma suas atividades em 2014

PDFImprimirE-mail

A expedição de Educação Ambiental “Nadando com o Theo pelo Velhas” retorna suas atividades em 2014 e percorre mais cinco localidades, levando a mensagem de conscientização ambiental para alunos da rede pública de ensino. As ações de educação ambiental fazem parte do Projeto Estratégico do governo de Minas – Meta 2014 e têm como objetivo mobilizar e conscientizar as comunidades que vivem às margens do rio das Velhas. Nesta nova fase, que vai de 23 de maio a 6 de junho, a expedição percorre os municípios de Contagem, São José da Lapa, Caeté, Nova União e termina suas atividades na Cidade Administrativa do Estado de Minas Gerais.

Nessa segunda-feira (19/05) a expedição realizou suas atividades no município de contagem e contou com a participação de quatro escolas públicas da região. As ações de educação ambiental aconteceram no Parque Ecológico Eldorado. O município abriga um importante afluente da bacia hidrográfica do rio das Velhas, o Córrego Capão, maior da região e que nasce no Parque Ecológico Eldorado.

Em 2013 a “Expedição Nadando com o Theo pelo Rio das Velhas” percorreu 36 localidades da bacia hidrográ?ca, levando o programa itinerante de educação ambiental com apresentações do espetáculo infantil “Aprendendo com o Theo” e o “Bate Papo ambiental – Fala Peixe” com foco nos adolescentes. Tudo com muita interatividade, diversão e conhecimento.

Em 2014, Theo, o Peixinho Legal percorrerá mais cinco localidades, totalizando 41 municípios percorridos. Os próximos municípios são:

• 23/5: São José da Lapa
• 27/5: Caeté
• 30/5: Nova União
• 6/6: Cidade Administrativa do Governo de Minas Gerais

Expedição Nadando com o Theo - O mascote Theo, o peixinho legal, símbolo da qualidade das águas e da revitalização das bacias hidrográficas de Minas Gerais, percorre os municípios que margeiam o rio das Velhas, trabalhando com as comunidades e as crianças, com a finalidade de promover a mudança de comportamentos e atitudes, além de sensibilizar a população ribeirinha quanto à conservação e proteção das áreas de preservação permanente no entorno da bacia.

A expedição permanece durante todo o dia no município, realizando ações educativas e de mobilização social. As informações são trabalhadas de forma lúdica, principalmente com crianças e adolescentes dos níveis fundamental e médio da rede pública. Os temas são trabalhados por meio da arte com a apresentação de uma peça teatral, além de brincadeiras, palestras e distribuição de folders educativos, banners, camisetas e bonés.

Além das atividades realizadas com os alunos, a população também tem acesso a informações sobre a história da Meta 2014, suas realizações e pretensões, ações do Governo do Estado de Minas Gerais na Bacia Hidrográfica do rio das Velhas, informações sobre o rio e suas localidades, além da participação de seus parceiros.

As aventuras do mascote podem ser acompanhadas pelo link  http://meta2014.meioambiente.mg.gov.br/theo/2013/ ou na página no facebook https://www.facebook.com/theopeixinholegal

Milene Duque
Ascom Sisema

SEMAD|

Rodovia João Paulo II, 4143, Bairro Serra Verde - CEP 31630-900