Comissão Estadual P2R2 capacita equipe para trabalhar com resíduos químicos

A Comissão Estadual de Prevenção, Preparação e Resposta Rápida às Emergências Ambientais com produtos perigosos - P2R2 Minas, coordenada pela Diretoria de Prevenção e  Emergência Ambiental da Secretaria de Estado do Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Semad) promoveu, na tarde desta segunda-feira (19), uma capacitação para destinação, tratamento e riscos associados a resíduos químicos. O evento, voltado para integrantes da comissão e representantes das instituições que a compõe, além de Defesas Civis Municipais e Prefeituras foi realizado no auditório da Fundação Ezequiel Dias (Funed) e a capacitação contou com as equipes técnicas das empresas Essencis e RECITEC.

A diretora de Prevenção e Emergência Ambiental da Semad, Zenilde Guimarães Viola, destacou a importância do evento na formação do grupo técnico que atende às demandas de acidentes envolvendo produtos perigosos. “Nosso objetivo é nivelar os conhecimentos relacionados às emergências ambientais com produtos tóxicos e que envolvam riscos para o meio ambiente e para as pessoas”, afirmou. “A ideia do treinamento surgiu da necessidade de capacitar equipes que atuam na segurança pública, na saúde e no meio ambiente para atenderem casos em que houver contaminação de solo, água e materiais por produtos químicos perigosos.

Foto: Karine Rodrigues/ Essencis
fotop2r2
Encontro tratou de temas relacionados a produtos tóxicos

Segundo Zenilde, a preparação vai atender também a uma demanda específica, que é a Copa do Mundo. “A Comissão está se preparando para lidar com acidentes durante o evento Mundial que envolvam produtos perigosos e que possam causar danos ao meio ambiente, sendo a maior preocupação a destinação dos resíduos provenientes dos processos de descontaminação”, ressaltou.

É a terceira capacitação promovida pela Comissão P2R2. A primeira, realizada em 2013, focou acidentes envolvendo o transporte rodoviário de produtos perigosos. A segunda, promovida em abril deste ano, abordou a segurança química.

Ana Seleme
Ascom Sisema