Cerca de 2 milhões em multas são aplicadas em operação contra desmatamento

Balanço preliminar da operação de fiscalização contra o desmatamento no bioma Mata Atlântica, realizada no Nordeste de Minas Gerais, indica que serão aplicadas multas que superam R$ 2 milhões, juntas. A ação acontece desde o dia 22 de abril em oito municípios da região de Teófilo Otoni e é coordenada pelo Sistema Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Sisema).

No total, foram embargados 350 hectares de áreas desmatadas ilegalmente e 16 pessoas foram presas. Também foram apreendidos 10 mil m³ de lenha e 300 de carvão provenientes de madeira nativa, o que corresponde a 1,3 mil caminhões de transporte do tamanho mais comum encontrado em Minas Gerais.

Fotos:  Wellington Pedro de Oliveira
caminhao-e-forno-de-carvao-materia
Caminhão e forno de carvão são flagrados durante operação contra desmatamento da Mata Atlântica

O superintendente de Fiscalização Ambiental Integrada da Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, Marcelo da Fonseca, afirma que o grande tamanho das áreas surpreendeu as equipes. “Observamos áreas desmatadas de até 60 hectares, enquanto o tamanho médio das propriedades investigadas era de 50”, destaca.

Fonseca observa que, inicialmente, a operação investigaria áreas de desmatamento indicadas pelo monitoramento por satélite. “Durante as buscas as equipes encontraram diversas outras áreas de desmate”, afirma. “Também foram fiscalizados caminhões de carvão, comércio, empresas empacotadoras e empreendimentos embargados em operações anteriores”, completa.

equipes-em-busca-de-crimes-ambientais
Equipes percorreram locais em área de cerca de 300 mil hectares em busca de crimes ambientais

As equipes que integram a Operação Macaco Muriqui percorrerem os municípios de Ladainha, Novo Cruzeiro, Itaipé, Malacacheta, Caraí, Poté, Teófilo Otoni e Catuji. No local, estão localizadas duas unidades de conservação estaduais, a Área de Proteção Ambiental (APA) Alto Mucuri e a Área de Proteção Especial (APE) Todos os Santos, o que agrava os crimes ambientais cometidos.

Segundo os dados do Sisema, Ladainha, Itaipé e Novo Cruzeiro são os três municípios do Estado onde mais se encontram desmatamentos. 60 técnicos do Sisema e das polícias Civil e Militar participam do trabalho que tem o apoio do Ministério Público Estadual.

Emerson Gomes
Ascom Sisema