Idealizador da Rota Lund é homenageado

O Secretário de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, Adriano Magalhães, em nome do Governdor Antônio Anastasia, prestou, na manhã da segunda-feira (16), uma homenagem ao idealizador do projeto Rota das Grutas Peter Lund, professor Castor Cartelle. A deferência veio como agradecimento ao paleantólogo espanhol, que chegou ao Brasil em 1957 e desenvolveu, em 2008, o escopo do trabalho, hoje uma das prioridades do Governo do Estado.

Ao receber a homenagem, Cartelle agradeceu o apoio da secretaria. “Vivo há anos aqui e não me sinto estrangeiro. Esse país me acolheu de braços abertos. Fico feliz por poder colaborar no meu cantinho da paleontologia”, afirmou o professor que trouxe o filho Castor, de 5 anos, para participar da condecoração. “Estou deixando os registros do meu trabalho para que ele se lembre sempre do que o pai dele fez”, explicou Cartelle.

foto1-dez

Já o secretário Adriano Magalhães lembrou que o projeto ainda não está no fim. “Agradecemos o professor pelo apoio e pelas boas ideias. Mas não paramos por aqui. Temos ainda muito trabalho para 2014”, ressaltou.

O projeto

O objetivo do Projeto Rota das Grutas Peter W. Lund é promover, por meio do turismo, um circuito que percorrerá o caminho feito por Peter Lund, integrando o Museu de Ciências Naturais da Puc Minas, o Parque Estadual do Sumidouro e as Grutas da Lapinha (Lagoa Santa), Rei do Mato (Sete Lagoas) e a de Maquiné (Cordisburgo). O circuito representa também uma oportunidade de levar conhecimento cultural da região cárstica, a história de Minas Gerais e suas contribuições para a ciência global aos turistas, pesquisadores e estudantes que por ele passarem. “Neste dia, quando comemoramos também o dia da árvore, assumimos o compromisso de na Gruta de Maquiné, em Cordisburgo, realizarmos as obras necessárias para também reverenciarmos Guimarães Rosa, valorizando nosso sertão e colocando-o no lugar que merece”, completou.

foto2-dez

foto3-dez