Sisema aborda desafios ambientais em conferência com municípios

Os desafios da gestão pública, especialmente quanto à preservação dos recursos ambientais, o planejamento das ações municipais e o conhecimento da legislação ambiental foram debatidos no “I Encontro Estadual de Secretários Municipais de meio ambiente, obras, agricultura e pecuária”, promovido pela Associação Mineira de Municípios (AMM).

O evento que ocorre nesta quarta e quinta-feira, reúne prefeitos e secretários municipais de meio ambiente. Na abertura do evento, o Secretário de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, Adriano Magalhães, ressaltou os desafios que Minas Gerais enfrenta na gestão ambiental.  “Creio que nosso maior desafio seja realizar a gestão ambiental integrada, envolvendo estados, municípios e a própria sociedade nas discussões”, disse.

Adriano Magalhães citou outros desafios enfrentados como a gestão das unidades de conservação,  das áreas relevantes para a preservação da biodiversidade e proteção da fauna, flora e dos recursos hídricos. “Minas Gerais possui diferenças regionais muito grandes e esse seminário é uma oportunidade para discutirmos com os prefeitos e secretário de meio ambiente a gestão ambiental compartilhada. A participação dos municípios nessas discussões é muito importante para o Estado e pode contribuir, inclusive, para que mudemos o rumo da gestão ambiental em Minas Gerais”, argumentou.

Na parte da tarde, a presidente da Fundação Estadual de Meio Ambiente, Zuleika Torquetti, realizou a palestra “Gestão de Resíduos Sólidos e Desafios para os Gestores Municipais”. Amanhã (17/10) acontece a participação do Secretário Adjunto de Estado de Meio Ambiente, Danilo Vieira Júnior, às 9h, com o tema “Comitê de Bacias Hidrográficas e Regularização Ambiental, oportunidades para os municípios”; da Diretora Geral do Instituto Mineiro de Gestão das Águas (Igam), Marília Melo, às 13h30, com o tema “Gestão de Recursos Hídricos nos ambientes urbanos” e do Diretor Geral do Instituto Estadual de Florestas (IEF), Bertholdino Apolônio Teixeira, às 15h30, com o tema “A legislação Florestal de Minas Gerais e o Cadastro Ambiental Rural”.

Milene Duque