Semad lança Atlas de vulnerabilidade a Inundações em Minas Gerais

A Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Semad) lança, na próxima quarta-feira (02/10), durante a abertura do Seminário que tratará questões relativas às emergências ambientais e outros eventos críticos no Estado, o Atlas de vulnerabilidade a Inundações no Estado de Minas Gerais.

O documento tem como objetivo apresentar, por meio de mapas, as áreas vulneráveis a inundações, como forma de facilitar o estabelecimento de alternativas e ações que minimizem seus efeitos negativos em áreas rurais e urbanas de Minas Gerais.

O Atlas se configura como uma ferramenta de planejamento a prevenção, que possibilitará a identificação dos pontos mais críticos e as estimativas dos impactos causados pelas chuvas. Além disso, ele permitirá a seleção das áreas prioritárias para o estabelecimento de recomendações e ações de prevenção e controle de inundações.

Seminário Emergência Ambiental

O Seminário, organizado pela Semad e pela Comissão Estadual de Prevenção, Preparação e Resposta Rápida às Emergências Ambientais com Produtos Perigosos (P2R2 Minas) abordará neste ano “A questão do risco ambiental em Minas Gerais – da prevenção à resposta às emergências e outros eventos críticos”. O objetivo do encontro é proporcionar a troca de informações com os diversos segmentos nas atividades de produção, armazenamento, manuseio e transporte de produtos perigosos, com temas relacionados às ações de prevenção e experiências no atendimento aos acidentes ambientais, bem como a gestão de riscos a eles associados, de forma a garantir a prevenção e um melhor controle das atividades do setor.

Participarão do encontro representantes de transportadoras e distribuidores de produtos perigosos, indústrias, mineradoras e servidores públicos que atuam com emergência ambiental e desastres naturais e na sua investigação.

“As edições anteriores deste Seminário priorizaram as discussões que envolvem acidentes rodoviários e ferroviários com cargas de produtos perigosos. Com as discussões mensais colhidas na Comissão Estadual de Prevenção, Preparação e Resposta Rápida às Emergências Ambientais (P2R2 Minas), pudemos ampliar os assuntos a serem abordados. Desta vez, as discussões permearão, também, a seara dos eventos críticos e cases históricos, dentre os quais, a poluição em Barbacena com óleo diesel, informou a Subsecretária de Controle e Fiscalização Ambiental Integrada, Daniela Diniz Faria.

O Seminário contará com a realização de seus painéis, que tratarão dos assuntos: Prevenção de Eventos Críticos; Segurança, Risco e Gestão de Barragens e de Desastres Naturais; Gestão de Riscos em Acidentes Ampliados (o caso da poluição acidental no rio das Mortes por óleo diesel no município de Barbacena); a Gestão dos Riscos tecnológicos Ambientais em Minas Gerais; o Processo de Informação e Comunicação de Risco na Prevenção e Resposta aos Acidentes Ambientais e outros Eventos Críticos e a Prevenção, Preparação e Resposta Rápida.

Acesse aqui a programação do evento.

Serviço:

Seminário Estadual sobre Emergência Ambiental
Local: Auditório do Banco de Desenvolvimento de Minas Gerais (BDMG)- Rua Bernardo Guimarães, 1600
Data: 2 e 3 de outubro de 8h30 às 18h