Força-Tarefa articulará equipes para combate ao Desmatamento na Mata Atlântica

Foi assinado nesta segunda-feira (23), na comemoração oficial da Semana Florestal 2013,  decreto que cria e regulamenta a Força-Tarefa Mata Atlântica, grupo que irá articular diversas áreas do Sistema Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Sisema) para combater o desmatamento ilegal e aperfeiçoar o controle das supressões de vegetação no bioma.

As ações da Força-Tarefa terão como foco o planejamento e ações de fiscalização específicas para prevenção e combate ao desmatamento do bioma, o aperfeiçoamento dos procedimentos de análise de pedidos de intervenção na mata atlântica e o uso de ferramentas geográficas para monitoramento e verificação contínua de focos de desmatamento no Estado.

“Na sua estratégia de atuação, o grupo irá definir as áreas prioritárias para ações preventivas e de fiscalização para reduzir o desmatamento. Atuaremos com inteligência e integração nas áreas que historicamente apresentam taxas altas de desmate bem como nas áreas onde a demanda por produtos florestais, como por exemplo o carvão, é maior” a subsecretária de Controle e Fiscalização da Semad, Daniela Diniz.

O grupo conta com a participação permanente das secretarias de estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, Desenvolvimento Econômico, Agricultura, do Instituto Estadual de Florestas e das Polícias Militar e Civil.

Transparência

Outra atribuição da Força-Tarefa é divulgar de forma sistemática as ações, resultados e informações referentes à sua atuação na área da Mata Atlântica. “Realizaremos reuniões bimestrais para divulgação das informações. Queremos a população como parceira na defesa do bioma, e sabemos que somente agindo de forma articulada e ouvindo a sociedade o conseguiremos proteger de forma efetiva”, esclarece Adriano Magalhães.

Foto: Evandro Rodney
Redução do desmatamento da Mata Atlântica é prioridade do Sisema

“Iremos também incentivar atividades educativas e de conscientização ambiental para prevenção e firmar cooperações técnicas para a plena execução de todas as ações necessárias à prevenção e combate ao desmatamento”, acrescentou Daniela Diniz. A subsecretária lembra que o Decreto de criação da Força-Tarefa prevê que órgãos públicos federais, estaduais e municipais, instituições privadas, associações e sociedade civil em geral, mediante critérios de participação estabelecidos pela Semad, poderão integrar o grupo.

Em agosto, a Semad publicou em seu site eletrônico dados referentes às áreas requeridas e autorizadas para supressão no Bioma Mata Atlântica no período de janeiro à julho de 2013. Os dados são relativos a áreas autorizadas pela Semad de acordo com as possibilidades previstas na legislação ambiental. Os próximos dados serão publicados no dia 10 de outubro.

Diogo Franco
Ascom Sisema