Ir para o menu| Ir para Conteúdo| Acessibilidade Alternar Contraste | Maior Constraste| Menor Contraste

Assinatura de Termos de Cooperação viabilizam projetos na área florestal

PDFImprimirE-mail

Assinado nesta segunda-feira (23/09), o Termo de Cooperação firmado entre o Instituto Estadual de Florestas (IEF) e a Associação Mineira de Defesa do Meio Ambiente (Amda) tem como finalidade a produção de mudas de espécies florestais nativas dos biomas Mata Atlântica e Cerrado, a fim de atender as necessidades dos programas de recuperação de áreas no entorno das unidades de conservação estaduais do vetor sul da Região Metropolitana de Belo Horizonte.

Por meio do Termo o IEF cederá um viveiro florestal em uma área de 0,25 hectares no PE Serra do Rola-Moça, além de dar apoio técnico para as atividades de colheita de sementes e produção de mudas de espécies florestais nativas da região. O IEF fará, também, a análise e de projetos de recuperação da Amda em propriedades rurais localizadas nas áreas de amortecimento do Parque e visitas técnicas de acompanhamento da produção das mudas e das áreas em recuperação. À Associação caberá operar e administrar o viveiro, arcando com os custos inerentes da instalação e funcionamento do mesmo, bem como apresentar ao IEF o Plano Operativo Anual.

Turismo e arborização

Outro Termo, assinado entre a Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Semad), o IEF, a Secretaria de Turismo (Setur), a Secretaria de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Seapa), a Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural (Emater), a Secretaria de Estadual de Educação (SEE) e a Associação das Caminhantes da Estrada Real, objetiva implantar o Projeto Árvore é Vida no percurso da Estrada Real e em áreas de mútuo interesse.

Arquivo Ascom

mudas

Viveiros do IEF são fundamentais para a recuperação florestal dos biomas mineiros

O Projeto Árvore é Vida é um projeto de reflorestamento lançado pela Associação de Mulheres de Negócios e Profissionais (BPW - International Federation of Business and Professional Women), que conta com a participação de mulheres de cerca de 100 países. Ele objetiva o desenvolvimento sustentável por meio de estratégias que promovam o desenvolvimento econômico com preservação do meio ambiente e responsabilidade social. Dentre outras iniciativas, esse Termo de Cooperação possibilitará o desenvolvimento do Turismo na Estrada Real e a articulação com associação que fazem parte de circuitos turísticos, além do desenvolvimento de ações educativas, o fornecimento de mudas e apoio para o plantio e a divulgação do patrimônio histórico cultural da região, bem como sua proteção e preservação.

Milene Duque
Ascom/Sisema

SEMAD|

Rodovia João Paulo II, 4143, Bairro Serra Verde - CEP 31630-900