Ir para o menu| Ir para Conteúdo| Acessibilidade Alternar Contraste | Maior Constraste| Menor Contraste

Fórum Regional de Educação Ambiental reúne 30 municípios na Zona da Mata

PDFImprimirE-mail

O Sistema Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Sisema), participa de 23 a 25 de setembro, em Lima Duarte, do I Fórum Regional de Educação Ambiental (ForEA). O encontro acontece no Parque de Exposições Helso Neves e tem por objetivo promover o envolvimento da sociedade na educação ambiental para a construção de conhecimento sobre temas relacionados a problemas ambientais locais. O Fórum é uma realização da Comissão Interinstitucional de Educação Ambiental de Minas Gerais Mesorregião Zona da Mata (CIEAMG – ZM) e do município de Lima Duarte. A abertura oficial será nessa terça-feira (24/09) a partir das 16h.  

Neste ano, o ForEA pretende apresentar os problemas ambientais dos municípios do entorno do Parque Estadual do Ibitipoca com o tema: “ Conectividade Sócioambiental : Parque - Comunidades”. Com as discussões espera-se, ao final do Fórum, a conscientização e sensibilização do público local para a execução de trabalhos de educação ambiental nas escolas, câmaras de vereadores e prefeituras dos municípios envolvidos. Além disso, por meio de articulações regionais, a expectativa é que sejam implantadas ações para minimização dos problemas ambientais locais.  

Evandro Rodney

 lombada-ibitipoca

 Questões sociais e ambientais no entorno do Parque do Ibitipoca serão foco dos debates

“O ForEA representa um momento de trabalho em conjunto entre atores sociais na educação ambiental e demais membros da sociedade para tratar essas questões. Se mostra ainda como uma oportunidade de discutir a importância de políticas de valorização e preservação dos atrativos naturais da nossa região. O objetivo é fazer um diagnóstico sobre as ações que estão sendo desenvolvidas nas escolas e, a partir daí, propor metas para uma nova relação com o meio ambiente, com responsabilidade e visão para o futuro”, ressaltou a coordenadora do ForEa 2013, Nilza Delgado.  

Durante o Fórum serão realizadas mesas redondas referentes à temática central, além de oficinas, minicursos e eventos paralelos com temas relacionados às questões ambientais da região. O objetivo é que, com a realização dos debates, as políticas de educação ambiental sejam fortalecidas além de proporcionar aos servidores da rede de ensino um momento de encontro, oportunidades de convivência para diálogos e trocas de experiências. “Acreditamos que a educação é o caminho para criar na sociedade o espírito de cooperação, solidariedade, diálogo e respeito em relação ao meio ambiente e às diversas esferas sociais. E o ForEA reproduzirá bem todas essas proposições”, disse o Prefeito de Lima Duarte, Arzenclever Geraldino Silva.  

Clique aqui e veja a programação completa

Milene Duque
Ascom/Sisema

SEMAD|

Rodovia João Paulo II, 4143, Bairro Serra Verde - CEP 31630-900