Ir para o menu| Ir para Conteúdo| Acessibilidade Alternar Contraste | Maior Constraste| Menor Contraste

Expedição leva educação ambiental a crianças de Belo Horizonte

PDFImprimirE-mail

Alunos do ensino fundamental de escolas da região nordeste aprenderão sobre a importância de preservar o meio ambiente e proteger os rios. Familiares e comunidade também poderão participar do evento, que será  encerrado com show de Rubinho do Vale.

A Expedição Nadando com o Théo pelo Velhas chega, nesta sexta-feira (30/08), a Belo Horizonte. As atividades serão realizadas no Parque Municipal Nossa Senhora da Piedade, situado na rua Rubens de Souza Pimentel, 750, no bairro Aarão Reis, a partir das 8h. As ações de educação ambiental fazem parte o Projeto Estratégico do governo de Minas – Meta 2014 e pretendem mobilizar e conscientizar as comunidades que vivem às margens do rio das Velhas.

Na parte da manhã e da tarde, as atividades educativas e de mobilização social realizadas pela equipe da Expedição pretendem atingir crianças, adolescentes e adultos, trabalhando, de forma lúdica, informações acerca da preservação da vida no rio das Velhas. O objetivo é promover, junto aos participantes, a mudança de comportamentos e atitudes, além de sensibilizar a população ribeirinha quanto à conservação e proteção do rio e de toda a área que compõe a bacia hidrográfica. Os temas são trabalhados por meio da arte com a apresentação de uma peça teatral, além de brincadeiras, palestras e distribuição de folders educativos, banners, camisetas e bonés.

No período da noite, o público terá a oportunidade de participar de show com o cantor Rubinho do Vale com o Tema: Cantoria de prosa, rio e sertão. Além disso, gestores públicos e a comunidade em geral têm a oportunidade de acesso às informações sobre a importância da preservação e conservação da Bacia Hidrográfica do Rio das Velhas.

A população conta, também, com a Unidade Móvel Expresso das Ideias e tendas, que servirão como Espaço de Conveniência e Palco de Debates sobre o rio das Velhas. Nas tendas a população tem acesso a uma exposição sobre a história da Meta 2014, suas realizações e pretensões, ações do Governo do Estado de Minas Gerais na Bacia Hidrográfica do rio das Velhas, informações sobre o rio e suas localidades, além da participação de seus parceiros.

Primeira Etapa percorreu médio e baixo Rio da Velhas

A primeira etapa da Expedição ocorreu de 13 de maio a 21 de junho e percorreu os municípios de Várzea da Palma, Lassance, Beltrão, Corinto, Augusto de Lima, Buenópolis, Santo Hipólito, Monjolos, Nossa Senhora da Glória, Curvelo, Morro da Garça, Presidente Juscelino, Cordisburgo, Santana do Pirapama, Jequitibá, Baldim, Funilândia, Sete Lagoas.

Na segunda fase, de 05 de agosto a 13 de setembro, a Expedição percorrerá os municípios de Confins, Matozinhos, Lagoa Santa, Pedro Leopoldo, Ribeirão das Neves, Vespasiano, Lagoa Santa, Jaboticatubas, Santana do Riacho, Taquaraçu de Minas, Santa Luzia, Belo Horizonte, Sabará, Raposos, Nova Lima, Rio Acima, Itabirito e Ouro Preto.

As aventuras da expedição podem ser acompanhadas pelo link http://meta2014.meioambiente.mg.gov.br/theo/2013/ ou na página no facebook https://www.facebook.com/theopeixinholegal

Milene Duque
Ascom/Sisema

SEMAD|

Rodovia João Paulo II, 4143, Bairro Serra Verde - CEP 31630-900