Ir para o menu| Ir para Conteúdo| Acessibilidade Alternar Contraste | Maior Constraste| Menor Contraste

Sisema participa do Fórum Sustentar 2013

PDFImprimirE-mail

O secretário de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, Adriano Magalhães, participará, na próxima quinta-feira (29), às 9h, da abertura do 6ª Fórum Internacional pelo Desenvolvimento Sustentável (Sustentar 2013).

Previsto para os dias 29 e 30 de agosto, no Minascentro, em Belo Horizonte, o evento tem o objetivo de promover o debate sobre questões socioambientais do planeta, do país e da comunidade.  

Neste ano, o Sistema Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Sisema) terá grande participação no Sustentar. Ao longo dos dois dias, representantes do Sistema estarão presentes em diversos painéis e palestras. No dia 29, a partir das 14h, a Diretora Geral do Instituto Mineiro de Gestão das Águas (Igam), Marília Melo, presidirá o painel de abertura do Fórum Biodiversidade e Gestão das Águas com o tema: Ano Internacional de Cooperação pelas Águas.  

Dentro do mesmo painel, a analista ambiental da Fundação Estadual de Meio Ambiente (Feam), Rosa Carolina do Amaral, apresentará o tema ‘Aplicação do Índice de Qualidade do Serviço de Esgotamento Sanitário nas Bacias dos rios Paraopeba, Pará e Piracicaba’. Além disso, programas e projetos desenvolvidos pelo órgão ambiental serão expostos no stand montado no saguão do Minascentro.  

Florestas 

O Instituto Estadual de Florestas (IEF) coordenará o workshop ‘Conservação florestal e biodiversidade’, que será realizado na tarde do dia 30. Os técnicos do Instituto apresentarão o novo formato adquirido pela autarquia após a reformulação do Sisema, em 2011, que é baseado no tripé: desenvolvimento e conservação florestal, pesquisa e proteção da biodiversidade e gestão de unidades de conservação. 

O trabalho realizado na gestão das florestas do Estado será apresentado no painel ‘Desenvolvimento Florestal e Políticas Públicas na busca de Sustentabilidade’. Já ações desenvolvidas na gestão de áreas protegidas serão o tema principal dos painéis ‘Panorama Geral das Unidades de Conservação Estaduais em Minas Gerais’ e ‘Compensação Ambiental e Regularização Fundiária de Unidades de Conservação’. 

Encerrando o workshop, serão abordadas as ações para conservação da biodiversidade nas apresentações ‘Plano Estadual de Biodiversidade, Integrando Informações e Traçando Estratégias’ e ‘Novas Diretrizes para Gestão da Fauna em Minas Gerais’. 

O analista ambiental da Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Semad), Leonardo Vieira, presidirá o painel ‘As florestas e seu valor como ativos estratégicos’, também no dia 30. 

Gestão de resíduos

Na Rodada de Diálogo “s desafios da era do lixo e a Política Nacional de Resíduos Sólidos”, às 11h, O diretor de Gestão de Resíduos da Feam, Renato Brandão, participará com o tema ‘Logística Reversa’. Já no tema ‘Propostas das Conferências Regionais de Meio Ambiente em Minas Gerais – Política Nacional de Resíduos Sólidos’, a Diretoria de Extensão e Educação Ambiental da Semad, Ana Luiza Dolabela Mazzini, será uma das palestrantes.  

Às 14h, a presidente da Feam, Zuleika Torquetti, presidirá o painel: Painel: Soluções Integradas: Ações Inovadoras para Complexos Desafios Urbanos, que terá como temas o Projeto Smart Cities “soluções inovadoras nas áreas da energia, mobilidade, gestão da água e resíduos e governamentação” e “Restauração de Rios em Ambientes Urbanos” 

Ainda no dia 30, às 15h10, no período da tarde, o painel ‘Mineração Sustentável: Interação com o Ambiente e Sociedade’ será presidido pelo Diretor de Gestão Participativa e Articulação Institucional da Semad, Rodrigo Ribas. 

Evento 

O tema do Sustentar 2013 é “Construção de Nação Sustentável” e irá debater as abordagens sociais, econômicas, ambientais e culturais sobre o assunto. Cerca de 240 palestrantes e representantes da Organização das Nações Unidas (ONU), de governos, da iniciativa privada e dos setores empresariais e industriais, além de pesquisadores e Organizações Não Governamentais (Ongs), participarão do Fórum.  

Em sua sexta edição, o Fórum terá 22 atividades simultâneas, como exposições, palestras, atrações culturais, olimpíadas de sustentabilidade, cursos, seminários e workshops, além da ‘Feira de Tecnologias, Produtos e Serviços de Responsabilidade Socioambiental’, na qual as empresas terão a oportunidade de expor seus trabalhos e o público, de conhecer as novidades relacionadas à sustentabilidade. 

O Minascentro está localizado na avenida Augusto de Lima, 785, no Centro de Belo Horizonte. Mais informações sobre o evento, programação e inscrições estão disponíveis na internet, no endereço www.sustentar.net  

Ascom/Sisema
Milene Duque e Emerson Gomes

SEMAD|

Rodovia João Paulo II, 4143, Bairro Serra Verde - CEP 31630-900