Municípios da Zona da Mata recebem planos de saneamento

O secretário de Estado Adjunto de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, Danilo Vieira Junior, participou, na manhã desta sexta-feira (09), como presidente do Comitê de Integração da Bacia Hidrográfica do Rio Paraíba do Sul (Ceivap), da entrega de planos municipais de saneamento básico para 24 municípios da Zona da Mata mineira. De acordo com a Lei Federal 11.445/2007, todos os municípios devem ter seus planos prontos até 2014, do contrário, não poderão mais ter acesso a recursos da União. O evento foi realizado no Premier Parc Hotel, em Juiz de Fora.

Segundo o secretário adjunto, 156 municípios mineiros estão localizados na Zona da Mata, sendo que 88 integram a bacia do rio Paraíba do Sul junto a outras cidades do Rio de Janeiro e de São Paulo. “Desses 88 municípios, muitos ainda não tinham seus planos e, com recursos do Ceivap oriundos da cobrança pelo uso da água, foi possível financiar a elaboração desses trabalhos, que são projetos executivos nos quais consta aquilo que cada administração municipal pretende fazer na área de saneamento”, ressaltou Vieira Junior. Dentre as ações previstas estão infraestrutura e instalações de abastecimento de água, esgotamento sanitário, limpeza urbana e manejo de resíduos sólidos e drenagem de águas pluviais urbanas.

O próximo passo, ainda de acordo com o secretário adjunto, é implementar os planos. Para isso, os municípios deverão buscar recursos, seja junto aos Governos Federal e Estadual ou por meio de Parcerias Público Privadas (PPP). “O importante é que o saneamento seja tratado como prioridade pelas administrações municipais”, afirmou. Ele lembrou que para os demais municípios mineiros que compõem a bacia, 41 planos estão sendo elaborados e os 23 municípios restantes poderão pleitear no próximo edital que será lançado em setembro deste ano.

No último mês, durante a 100ª reunião da Unidade Regional Colegiada da Zona da Mata (URC ZM) Vieira Junior apresentou um diagnóstico ambiental da região e destacou o saneamento básico como um dos principais problemas. “Na Zona da Mata, apenas 8% da população é  atendida por rede de tratamento de esgoto, percentual menor do que a média do Estado. Precisamos mudar esse cenário para que a região tenha melhor qualidade ambiental. E saneamento básico é uma pauta muito importante que envolve, além do meio ambiente, questões sociais e de saúde pública”, destacou.

Foto: Arquivo Copasa
Estações de Tratamento de Esgoto são fundamentais para qualidade ambiental dos municípios

Os municípios contemplados são Antônio Prado de Minas, Aracitaba, Argirita, Chácara, Coronel Pacheco, Estrela Dalva, Fervedouro, Guidoval, Lima Duarte, Mar de Espanha, Mercês, Pequeri, Piau, Rochedo de Minas, Rosário da Limeira, Santa Bárbara do Monte Verde, Santa Bárbara do Tugúrio, Santana de Cataguases, Santana do Deserto, São Francisco do Glória, São Sebastião da Vargem Alegre, Senador Cortes, Silverânia e Volta Grande.

Ana Carolina Seleme
Ascom Sisema