Evento reafirma meta de despoluir rio das Velhas

Cerca de 500 pessoas assistiram à cerimônia promovida pelo Sistema Estadual do Meio Ambiente (Sisema), no dia 06 de junho, em parceria com a prefeitura de Santa Luzia e o Projeto Manuelzão. O local escolhido para o evento é um dos pontos mais poluídos do Rio das Velhas, principal afluente do São Francisco em Minas Gerais.

plantio06062007
Moradores fizeram plantio de mudas
para recompor matas ciliares do Velhas

O coordenador do Projeto Manuelzão, Apolo Heringer, destacou a importância da Meta 2010, que prevê navegar, pescar e nadar no rio. "O nosso principal trabalho é o convencimento, junto com os comitês de bacias e com as escolas, pois não adianta preservar sem conscientizar", afirmou.

Estudantes de escolas municipais e estaduais de Santa Luzia levaram faixas contra a transposição do São Francisco e fizeram uma encenação demonstrando as diversas fases do rio, desde quando ele nasce, limpo, até o momento em que recebe esgotos domésticos e industriais e fica altamente poluído.

No final da cerimônia, José Carlos Carvalho, junto com outros dirigentes do Sisema, o prefeito de Nova Lima, Carlos Rodrigues, e representantes do Projeto Manuelzão plantaram mudas às margens do Rio das Velhas. A área integra um programa de recuperação das matas ciliares, pioneiro no país, desenvolvido pela empresa Deflor Bioengenharia, parceira do Governo de Minas e da Prefeitura de Santa Luzia na recuperação do Rio das Velhas.

06/06/2007
Fonte:Ascom