Belo Horizonte e região metropolitana debatem Política de Resíduos Sólidos Urbanos

Cerca de 90 pessoas participaram nessa quarta-feira (07/08) da Conferência Regional de Meio Ambiente Central Metropolitana. A reunião aconteceu no Centro Mineiro de Referência em Resíduos (CMRR), das 8h às 18h e contou com a representação de 14 municípios. Foram eleitos 24 delegados e definidas 20 propostas, que serão discutidas na Conferência Estadual nos dias 10 e 11 de setembro, em Contagem.

O secretário Municipal Adjunto de Meio Ambiente de Belo Horizonte, Vasco Araújo, destacou a importância da Conferência e o papel que a reciclagem dos resíduos desempenha nos dias atuais. “Precisamos nos empenhar para que as pessoas se conscientizem cada vez mais da necessidade de buscar um consumo sustentável. Reciclar, reutilizar e reaproveitar deve ser uma constante na vida de todos”, afirmou.

Janice Drumond -  Ascom / Sisema

conferencia1

O diretor de Gestão de Resíduos Sólidos da Feam, Renato Teixeira,
destacou a importância do tema da CNMA deste ano

Segundo o Diretor de Gestão de Resíduos Sólidos da Fundação Estadual do Meio Ambiente (Feam), Renato Teixeira, o tema da IV Conferência Nacional de Meio Ambiente (CNMA) é muito oportuno, uma vez que pretende discutir a implementação da Lei que trata da Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS). “As Conferências Regionais e Estadual são o momento para discutirmos com todos os setores da sociedade os impactos que a Lei já trouxe e os gargalos que precisam ser resolvidos”, concluiu.

Para a presidente da Cooperativa Central Rede Solidária dos Trabalhadores de Materiais Recicláveis de Minas Gerais (Redesol), Neli Medeiros, a participação dos diversos setores da sociedade nas Conferências é o que garante a legitimação das discussões. “Participar de uma Conferência de Meio Ambiente e ter a oportunidade de apresentar propostas para melhoria da qualidade de vida das pessoas é um grande passo que nós trabalhadores de material reciclável estamos dando. Acreditamos que cada vez mais nossa voz será ouvida”, acrescentou.

Conferência Nacional - As Conferências Regionais e Estaduais fazem parte das etapas de preparação para a IV Conferência Nacional do Meio Ambiente (CNMA), que ocorre de 24 a 27 de outubro, em Brasília. Com o lema “vamos Cuidar do Brasil” a quarta edição da CNMA convoca o Brasil para debater problemas e soluções, diretrizes, ações e políticas públicas referentes ao tema proposto.

A IV CNMA tem com principal objetivo discutir a implementação da Lei 12.305/2010, que trata da Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS) e determina que até 2014 todos os municípios brasileiros disponham adequadamente seus resíduos sólidos urbanos. O encontro pretende, também, divulgar a PNRS; estabelecer a responsabilidade compartilhada entre governos, setor privado e sociedade civil; contribuir para que cada estado e município solucione os entraves e desafios na implementação da gestão dos resíduos sólidos e difundir práticas positivas que possam contribuir para desenhos de políticas públicas locais e regionais.

A eleição dos delegados respeita a porcentagem de 30% do setor empresarial, 5% dos povos indígenas, 5% das comunidades tradicionais, 20% de Organizações não Governamentais (ONGs), 20 % dos movimentos sociais e 20% dos governos Municipal, Estadual e Federal. Os eleitos nas Conferências Regionais participarão da Conferência Estadual onde serão escolhidos os que representarão Minas Gerais na Conferência Nacional.

Janice Drumond -  Ascom / Sisema

conferencia2

Grupos de trabalho discutem propostas

Eixos temáticos - As propostas definidas nas Conferências Regionais são pautadas de acordo com os eixos temáticos: Produção e Consumo Sustentáveis; Redução dos Impactos Ambientais; Geração de Trabalho, Emprego e Renda e Educação Ambiental. Os participantes escolhem os eixos em que querem trabalhar, se dividem em grupos, discutem e elaboram as propostas, que, ao final do evento, são apresentadas aos demais e votadas.

Esta é o sétimo dos oito encontros regionais que a Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Semad) realiza. Já aconteceram as Conferências do Sul de Minas, Zona da Mata, Triângulo Mineiro, Leste, Norte/Jequitinhonha e Alto São Francisco. A última Conferência Regional vai acontecer em Paracatu no dia 14 de agosto.

Acesse aqui as propostas eleitas

Janice Drummond
Ascom/ Sisema