Secretário faz balanço sobre o Sisema

O secretário José Carlos Carvalho, no dia 6 de junho, durante entrevista coletiva, fez um balanço ambiental do Governo de Minas. Ele destacou quatro projetos estruturadores desenvolvidos pelos órgãos do Sisema: a Gestão de Recursos Hídricos, Gestão de Resíduos Sólidos, a Revitalização do Rio das Velhas - Meta 2010, e a Conservação do Cerrado e Recuperação da Mata Atlântica.

José Carlos Carvalho destacou que os investimentos do Governo de Minas em Meio Ambiente subiram de R$ 90 milhões, em 2002, para R$ 250 milhões, em 2007. Ressaltou a importância da criação do Centro Mineiro de Resíduos Sólidos, que vai capacitar gestores municipais para tratar os lixões e criar uma nova abordagem para gestão do lixo. O secretário citou ainda a implantação do Inventário Mineiro de Emissão de Gases, que poderá avaliar a importância de Minas Gerais na emissão de gás carbônico.

Outro destaque foi o investimento, já garantido, do banco alemão KfW, da ordem de oito milhões de euros para a segunda fase do Programa de Proteção da Mata Atlântica de Minas Gerais - Promata- MG, do Instituto Estadual de Florestas (IEF), com contrapartida do mesmo valor do Governo de Minas. "Teremos um investimento de cerca de R$ 45 milhões a fim melhorar as condições das unidades de conservação com o objetivo de totalizar 400 mil hectares de áreas protegidas no Estado", afirmou José Carlos Carvalho.

O secretário citou também o programa de Prevenção e Combate a Incêndios Florestais (Previncêndio), que reúne uma série de ações do Governo de Minas Gerais para evitar e combater o fogo nas unidades de conservação estaduais; e o programa Minas sem Lixões, que tem o objetivo de apoiar os municípios no atendimento às normas de gestão adequada de resíduos sólidos urbanos, definidas pelo Conselho Estadual de Política Ambiental (Copam).

Ele destacou ainda a criação do Comitê Gestor de Fiscalização Ambiental Integrada (CGFAI), que tem por finalidade promover o planejamento e monitoramento da fiscalização ambiental no Estado e, ainda, coordenar o atendimento às denúncias ambientais dirigidas ao Sisema, inclusive as originadas pelo Ministério Público.

06/06/2007
Fonte:Ascom