Ir para o menu| Ir para Conteúdo| Acessibilidade Alternar Contraste | Maior Constraste| Menor Contraste

Expedição de Educação Ambiental percorre Rio das Velhas

PDFImprimirE-mail

Começa na próxima segunda-feira (05/08) a segunda etapa da Expedição Nadando com o Theo pelo Velhas. As ações de educação ambiental fazem parte do Projeto Estratégico do governo de Minas – Meta 2014 e pretendem mobilizar e conscientizar as comunidades que vivem às margens do rio das Velhas.


Foto: Arquivo Sisema
Meta 2014 busca revitalizar um dos principais rios mineiros

Nesta segunda fase, que vai de 05 de agosto a 13 de setembro, a Expedição percorrerá os municípios de Confins, Matozinhos, Lagoa Santa, Pedro Leopoldo, Ribeirão das Neves, Vespasiano, Lagoa Santa, Jaboticatubas, Santana do Riacho, Taquaraçu de Minas, Santa Luzia, Belo Horizonte, Sabará, Raposos, Nova Lima, Rio Acima, Itabirito e Ouro Preto.

A expedição permanece um dia em cada município, com a realização de ações educativas e de mobilização social. As informações são trabalhadas de forma lúdica, principalmente junto às escolas do município e tem como público alvo as crianças e adolescentes dos níveis fundamental e médio. No período da noite, gestores públicos e a comunidade em geral também têm a oportunidade de acesso às informações sobre a importância da preservação e conservação da Bacia Hidrográfica do Rio das Velhas. Os temas serão trabalhados por meio da arte com a apresentação de uma peça teatral, além de brincadeiras, palestras e distribuição de folders educativos, banners, camisetas e bonés.

O mascote Theo, o peixinho legal, símbolo da qualidade das águas e da revitalização das bacias hidrográficas de Minas Gerais, percorre os municípios que margeiam o rio das Velhas, trabalhando com as comunidades e as crianças, com a finalidade de promover a mudança de comportamentos e atitudes, além de sensibilizar a população ribeirinha quanto à conservação e proteção das áreas de preservação permanente no entorno da bacia.

Além das atividades realizadas nas escolas do município visitado, a população conta com a Unidade Móvel Expresso das Ideias e tendas instaladas em pontos estratégicos, que servirão como Espaço de Conveniência e Palco de Debates sobre o rio das Velhas. Nas tendas a população tem acesso a uma exposição sobre a história da Meta 2014, suas realizações e pretensões, ações do Governo do Estado de Minas Gerais na Bacia Hidrográfica do rio das Velhas, informações sobre o rio e suas localidades, além da participação de seus parceiros.

A primeira etapa da Expedição ocorreu de 13 de maio a 21 de junho e percorreu os municípios de Várzea da Palma, Lassance, Beltrão, Corinto, Augusto de Lima, Buenópolis, Santo Hipólito, Monjolos, Nossa Senhora da Glória, Curvelo, Morro da Garça, Presidente Juscelino, Cordisburgo, Santana do Pirapama, Jequitibá, Baldim, Funilândia, Sete Lagoas.

As aventuras do mascote podem ser acompanhadas pelo link http://meta2014.meioambiente.mg.gov.br/theo/2013/ ou na página no facebook https://www.facebook.com/theopeixinholegal

Milene Duque
Ascom/Sisema

SEMAD|

Rodovia João Paulo II, 4143, Bairro Serra Verde - CEP 31630-900