Ir para o menu| Ir para Conteúdo| Acessibilidade Alternar Contraste | Maior Constraste| Menor Contraste

Mineração clandestina é surpreendida por fiscalização do CGFAI

PDFImprimirE-mail

Uma mineração de quartzito, que funcionava clandestinamente no município de São João Batista do Glória, foi surpreendida na manhã de hoje (31) pela ação do Comitê Gestor de Fiscalização Ambiental Integrada (CGFAI). Os mineradores fugiram com a aproximação da equipe de fiscalização. Todo o material utilizado para extração do minério foi apreendido.

Foram fiscalizados nesta quinta-feira 11 minerações de quartzito, uma de níquel, um depósito de couro e um laticínio. Ao todo já somam 44 fiscalizações em três dias de atuação do CGFAI na região.

A operação reúne técnicos da Fundação Estadual do Meio Ambiente (Feam), Instituto Estadual de Florestas (IEF), Instituto Mineiro de Gestão das Águas (Igam), Polícia Militar de Minas Gerais (PMMG), Polícia Civil de Minas Gerais (PCMG) e Departamento Nacional de Produção Mineral (DNPM). O foco tem sido a extração de quartzito.

Extração de quartzito

Os principais problemas decorrentes da extração de quartzito são a disposição inadequada de resíduos, que pode acarretar intervenção em nascentes e cursos d'água e em áreas de preservação permanente (APP) e utilização de explosivos.

Na região fiscalizada pela Operação Sul de Minas II, que engloba os municípios de Capitólio, Alpinópolis, Guapé, Passos, São João Batista do Glória e São José da Barra, a situação encontrada é considerada, pela coordenação da operação, satisfatória. "Existem problemas, mas a maior parte das minerações tem atuado de acordo com a legislação", explica a coordenadora técnica, Marília Melo.

01/06/2007
Assessoria de Comunicação
Sistema Estadual de Meio Ambiente

SEMAD|

Rodovia João Paulo II, 4143, Bairro Serra Verde - CEP 31630-900