Ir para o menu| Ir para Conteúdo| Acessibilidade Alternar Contraste | Maior Constraste| Menor Contraste

Garimpeiros são detidos por extração ilegal de ouro

PDFImprimirE-mail

Cinco garimpeiros foram detidos pela Polícia Militar de Meio Ambiente, por realizar extração ilegal de ouro, no Município de Brumadinho, no leito do Rio Paraopeba, nesta sexta-feira (12).

A operação denominada "Mineral Precioso" ocorreu após o recebimento de denúncia passada pela Secretaria Estadual de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Semad) e encaminhada a PMMG. Foram apreendidos com os suspeitos uma balsa completa com motor, 24,7 Gramas de ouro e os carpetes utilizados no refino. Os indivíduos foram encaminhados para a Delegacia de Polícia Judiciária.

A fiscalização foi realizada, sob o Comando do Tenente PM Luiz Carlos de Siqueira, com o emprego de quatro viaturas e 11 policiais militares. A atividade de extração realizada no local era ilegal, uma vez que era exercida sem nenhum tipo de autorização ambiental, o que também configura crime de usurpação de bens da União, de acordo com a Lei de Crimes Ambientais - Lei 9605/98, de 12 de fevereiro de 1998.

A extração ilegal causa danos ambientais por assorear os rios, além de poluir as águas com a utilização do mercúrio para extrair o ouro.


Leandro Félix
Ascom/Sisema

SEMAD|

Rodovia João Paulo II, 4143, Bairro Serra Verde - CEP 31630-900