Secretário recebe homenagem em Uberaba

O secretário de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, Adriano Magalhães, participou, na tarde de ontem(04-07), da apresentação do Programa Minas Sustentável, em Uberaba, no Triângulo Mineiro. Na oportunidade, o secretário foi homenageado com o título de Cidadão Uberabense. Ele recebeu também, das mãos do secretário de Meio Ambiente do município, Vinícius Rios, uma placa de agradecimento pelo empenho na concessão da outorga de transposição de águas da bacia do Rio Claro para abastecimento da população de Uberaba.

materia-semad-1
O vereador Tony Carlos entrega o título de Cidadão Uberabense para o secretário Adriano Magalhães

O Programa Minas Sustentável é uma iniciativa da Federação das Indústrias de Minas Gerais (Fiemg). Implantado no início de 2010, tem como objetivo buscar soluções que proporcionem a sustentabilidade e a regularização ambiental das empresas.

O presidente da Fiemg Regional Vale do Rio Grande, Altamir Rosô, deu as boas vindas aos presentes e ressaltou a importância do evento que, segundo ele, trata de assunto muito caro à nossa sociedade e incentiva a adoção de práticas produtivas mais responsáveis.

Durante seu pronunciamento, o secretário destacou o desafio que o Estado de Minas Gerais tem pela frente: o de aliar proteção ambiental, desenvolvimentos econômicos e sociais. “Ao mesmo tempo em que buscamos a pujança econômica das nossas cidades, não podemos nos esquecer das áreas ambientais. É fazendo uma discussão madura, olhando para futuro, que vamos buscar a sustentabilidade do nosso estado”, ressaltou.

materia-semad-2
O secretário de Meio Ambiente e Turismo de Uberaba entrega ao secretário Adriano Magalhães
a placa de agradecimento pelo empenho na concessão da outorga de transposição
de águas da bacia do Rio Claro

Magalhães ressaltou ainda a importância da criação de Unidades de Conservação (UC) para a proteção da cobertura vegetal do estado. “Estamos criando grandes UCs em áreas onde há conflitos com relação ao desmatamento. Já criamos uma na região do Jequitinhonha e Vale do Mucuri e estamos fazendo um estudo para a criação de outra unidade de 500 mil hectares no Norte do estado, afirmou.

O avanço do número de atos autorizativos de regularização ambiental concedidos pela Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Semad) também foi mencionado pelo secretário. “Em 2011 concedemos 11 mil atos autorizativos e em 2012 esse número saltou para 43 mil, isso nos mostra que tanto o produtor rural como os empresários de pequeno, médio e grande porte estão buscando, cada vez mais, a regularização ambiental no estado e nossas equipes não estão medindo esforços para atender a todos de maneira rápida e eficiente”, acrescentou.

A melhoria da qualidade das águas na região do Triângulo Mineiro foi outro assunto abordado pelo secretário. Segundo o Mapa de Qualidade das Águas de Minas Gerais 2012, divulgado pelo Instituto Mineiro de Gestão das Águas (Igam) em março deste ano, os dados apontam que as bacias mineiras apresentaram melhora e as bacias do triângulo mineiro, na qual pertence o município de Uberaba, apresentaram melhoras significativas. "É importante reconhecermos que a sociedade de uma forma geral está preocupada com as mudanças de rumo e de comportamento e é isso que temos que incentivar. A questão da sustentabilidade é de responsabilidade de todos nós e só conseguiremos mudar o cenário, assim como já está acontecendo, com iniciativas como o Minas Sustentável”, concluiu.

materia-semad-3

O secretário destacou a importância da sustentabilidade nos dias atuais