Força Tarefa alinha ações de combate a incêndios florestais

Foi realizada, na tarde desta quinta-feira (20), na Cidade Administrativa, a 1ª Reunião Ordinária da Coordenação-geral da Força Tarefa Previncêndio, oficializando o início do período crítico de seca em Minas Gerais. O evento teve como objetivo alinhar as ações de todas as entidades que compõem a Força Tarefa, entre elas a Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Semad), Instituto Estadual de Florestas (IEF), Polícia Militar de Minas Gerais (PMMG), Comando de Rádio Patrulhamento Aéreo (Corpaer), Polícia Civil, Corpo de Bombeiros e Coordenadoria Estadual de Defesa Civil (Cedec) a fim de garantir efetivo combate das ocorrências de incêndios florestais no estado.

Foto: Janice Drumond – Ascom/ Sisema
1ª Reunião Ordinária da Coordenação-geral da Força Tarefa Previncêndio aconteceu hoje na Cidade Administrativa de Minas Gerais (Camg)

O secretário de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, Adriano Magalhães, ressaltou o bom resultado alcançado pela Força Tarefa em 2012, quando houve significativa redução da área queimada no interior das Unidades de Conservação de Proteção Integral mineiras. “Tivemos um resultado efetivo, fruto desse trabalho conjunto. Por isso, o modelo da Força Tarefa Previncêndio deverá ser reforçado anualmente, por determinação do Governador Antônio Anastasia”, afirmou.

Durante a reunião, da qual participaram comandantes da Polícia Militar, do Corpo de Bombeiros, representantes da Polícia Civil, Cedec, do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), foi apresentado o balanço de ocorrências de incêndios florestais registrados no 1º semestre de 2013 que revela o registro de 51 queimadas em Unidades de Conservação (UCs) de Minas Gerais. Desse total, 29 foram em área interna das UCs e as outras 22 no entorno das áreas protegidas.

A meteorologista do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), Anete Santos Fernandes, apresentou a previsão climática para o período crítico. Segundo o levantamento do Inmet, nos meses de julho, agosto e setembro a previsão é de tempo seco, o que confirma a necessidade de a Força Tarefa estar preparada.

Foi divulgado, pela equipe do Previncêndio, as Nota Técnicas que definiram os procedimentos da Sala de Situação, localizada em Curvelo, da Sala Técnica e do preenchimento do Relatório de Ocorrência de Incêndio. “É muito importante seguirmos essas recomendações técnicas para estarmos alinhados e garantirmos a precisão dos dados que serão divulgados depois do período crítico”, destacou o secretário Adriano Magalhães.

Ao final da reunião, a superintendente de Controle e Emergência Ambiental, Ana Carolina Miranda, apresentou uma proposta de mobilização das aeronaves usadas no combate aos incêndios, que foi aceita por todos os representantes dos órgãos que compõem a Força Tarefa. “Em relação ao emprego dos helicópteros, como o Corpaer tem quatro regionais, dividimos os municípios mineiros de forma que cada regional ficará responsável por um grupo de cidades. No caso de ocorrências, as aeronaves de cada um desses regionais irá atuar no combate e, se for necessário reforço, ele partirá das outras regionais”, explicou Ana Carolina. Ainda segundo a superintendente, os aviões air tractor, que também garantem combate aéreo às chamas, estão de prontidão para atuarem nas ocorrências.