Ir para o menu| Ir para Conteúdo| Acessibilidade Alternar Contraste | Maior Constraste| Menor Contraste

Semana do Meio Ambiente discute a Copa do Mundo sustentável

PDFImprimirE-mail

O Sistema Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Sisema) realiza, de 3 a 7 de junho, a Semana do Meio Ambiente 2013. A abertura oficial acontece na segunda-feira (03) com a Cerimônia de Posse dos integrantes do Conselho Estadual de Política Ambiental (Copam) para recomposição das 17 Unidades Regionais Colegiadas triênio 2013-2016. O evento está previsto para as 13h, no Auditório JK da Cidade Administrativa, em Belo Horizonte.

Serão empossados 964 conselheiros, eleitos por meio do processo seletivo promovido em 2012 ou indicações feitas pelas entidades que compõem o Conselho. Durante a solenidade serão empossados, também, os 36 integrantes do plenário do Copam e seus suplentes, entre eles secretários de Estado e dirigentes máximos de instituições ligadas ao conselho.

Ainda durante a abertura será assinado um Protocolo de intenções entre a Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Semad), Instituto Estadual de Florestas (IEF) e Secretaria de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento de Minas Gerais (Seapa), a fim de firmar um Termo de Cooperação Técnica. O objetivo é a produção de mudas florestais e seu plantio em áreas de propriedades rurais de agricultura familiar previamente cadastradas.

Será firmado, também, o Protocolo de Intenções entre Semad, IEF e Comitê de Bacia Hidrográfica do rio Araguari, além do Termo de Cooperação Técnica celebrado entre a Secretaria de Estado de Transportes e Obras Públicas (Setop), Semad e o Departamento de Estradas de Rodagem do Estado de Minas Gerais (DER). O termo prevê o desenvolvimento de ações de Educação Ambiental no âmbito do estado de Minas Gerais, especialmente nos municípios contemplados pelos programas de infraestrutura rodoviária.

Ainda durante a solenidade, os parques estaduais do Itacolomi e da Serra do Rola-Moça farão a adesão ao Programa Ambientação, e será firmado um Protocolo de Intenções com os municípios de Andrelândia, Arantina, Bom Jardim de Minas, Liberdade, Passa Vinte, São Vicente de Minas e Santana do Garambéu para a estruturação e manutenção do viveiro de mudas do IEF, localizado no município de Andrelândia.

Por fim, o secretário de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, Adriano Magalhães e o diretor-Geral do IEF, Bertholdino Apolônio assinarão minutas de decreto para a criação dos Refúgios Estaduais da Vida Silvestre Macaúbas, Cauaia e Serra das Aroeiras.

Já no dia 04 de junho, às 10h, no Prédio Minas da Cidade Administrativa, será assinado o Acordo de Cooperação Técnica para gestão compartilhada dos recursos faunísticos, celebrado entre o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) e o estado de Minas Gerais, por intermédio da Semad e do IEF.


Seminários

Na quarta-feira (05/06) acontece o Seminário: Desafios e legados de uma Copa do Mundo Sustentável. O evento pretende reunir atores envolvidos na realização da Copa do Mundo, tais como governadores,  secretários de Estado, personalidades ligadas aos esportes e autoridades municipais a fim de discutir alternativas e perspectivas para a realização de uma Copa Sustentável. O encontro acontece a partir das 14h, no Sesc Palladium, situado na rua Rio de Janeiro, 1046, Centro da capital. A entrada é livre e gratuita.

O Seminário conta com as parcerias do Sistema Fecomércio, da Câmara Italiana de Minas Gerais, da Secretaria de Estado Extraordinária da Copa (Secopa), da Secretaria de Estado de Turismo de Minas Gerais (Setur), da Revista Ecológico, da Associação Mineira de Municípios (AMM) e da Prefeitura de Belo Horizonte (PBH).

No encontro serão discutidas as experiências internacionais em grandes eventos esportivos, como as Olimpíadas 2012, em Londres, apresentada pela embaixada da Inglaterra, e as Olimpíadas de Inverno 2006, em Torino, na Itália, entre outras ações desenvolvidas pelo governo italiano. Na oportunidade será lançado, também, o Concurso Miss Terra Brasil 2013, que tem como objetivo contribuir para a divulgação da causa ecológica e da diversidade do ecoturismo em todo o País.

No mesmo dia, os participantes poderão visitar uma exposição de fotografias com o tema “O impacto sociocultural do futebol”. Serão expostas 18 fotografias selecionadas no 1º Concurso Sesc Minas de Fotografia.

Na quinta-feira (06/06), a partir das 8h30, no Auditório Paulo Camillo de Oliveira Penna do Banco de Desenvolvimento de Minas Gerais (BDMG - entrada pela Rua Bernardo Guimarães, 1600), acontece o Seminário: Valorizando o Turismo Sustentável na Copa do Mundo. Dentre os temas propostos para o Seminário estão: Práticas sustentáveis no Turismo: o turista, a gestão pública e a iniciativa privada; Parque Estadual do Itacolomi – O parque da Copa 2014 e a Rota das Grutas Peter Lund.

Na parte da tarde, a partir das 14h, é a vez do  Seminário: Desafios e Alternativas para realização de um evento sustentável. Os temas apresentados serão: Pegada de carbono da Copa do Mundo Fifa 2014 e Copa das Confederações 2013 em Belo Horizonte/Minas Gerais; Arena Sustentável: Novo Mineirão; Plano de ação para Redução das emissões de Gases de Efeito Estufa para a Copa das Confederações 2013 e Copa do Mundo Fifa 2014 em Belo Horizonte/Minas Gerais; Programa de Certificação em Sustentabilidade Ambiental e a apresentação do Case Obras Sustentáveis – Olimpíadas de Torino.

Para participar do Seminário faça sua inscrição no link http://www.semad.mg.gov.br/noticias/1/1906-semana-do-meio-ambiente-copa-sustentavel


O Sisema apoia, também, outros eventos paralelos que ocorrem durante toda a semana. Nos dias 03 e 04 de junho acontece, no Auditório do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de Minas Gerais (CREA), situado na Av. Álvares Cabral, 1600, o Seminário: A Implantação das Políticas de Resíduos Sólidos. Organizado pela Associação Brasileira de Engenharia Sanitária Ambiental (Abes), o Seminário terá sete painéis com os temas: Panorama Geral da Gestão de Resíduos Sólidos; Coleta Seletiva - em Busca do Consumo Consciente; Panorama Institucional do setor de resíduos sólidos no Brasil; Recuperação de áreas de disposição e aterros sanitários; Tratamento Térmico de Resíduos Sólidos; Logística Reversa - Estágio Atual e Perspectivas; Logística Reversa - Estágio Atual e Perspectivas.

As informações e inscrições para o Seminário do CREA devem ser solicitadas pelo e-mail: Este endereço de e-mail está protegido contra spambots. Você deve habilitar o JavaScript para visualizá-lo. ou pelo telefone (31) 3224-8148.


Encerramento

No dia 7 de junho, o secretário Adriano Magalhães encerra a semana em evento realizado em Caxambu, no Sul de Minas, que reunirá os municípios de Baependi, Caxambu, Cruzília e Conceição do Rio Verde. A reunião acontece às 14h no Balneário Parque das Águas e discutirá a formação de um consórcio entre estes municípios para destinação final dos resíduos sólidos.

Paralelamente serão desenvolvidas, ainda, atividades pelo Centro Mineiro de Referência em Resíduos (CMRR) nos municípios de São João Evangelista, Almenara, Betim, Planura, Lagoa Santa, Ribeirão das Neves, Conceição do Mato Dentro, Araxá e Paracatu.

Confira a Programação completa no linK http://www.semad.mg.gov.br/noticias/1/1906-semana-do-meio-ambiente-copa-sustentavel

SEMAD|

Rodovia João Paulo II, 4143, Bairro Serra Verde - CEP 31630-900