Ir para o menu| Ir para Conteúdo| Acessibilidade Alternar Contraste | Maior Constraste| Menor Contraste

Agência alemã investe 8 milhões de euros em florestas de Minas

PDFImprimirE-mail

Minas vai receber mais oito milhões de euros (cerca de R$ 21 milhões) do KFW - Banco Alemão de Desenvolvimento - para dar prosseguimentos aos trabalhos do Projeto de Proteção da Mata Atlântica de Minas Gerais (Promata) que visam à recuperação e recomposição dos remanescentes de Floresta Atlântica no Estado.

Trata-se da segunda etapa do Programa, financiado com recursos, a fundo perdido, ontem aprovada também pela comissão de Financiamentos Externos do Ministério do Planejamento (Cofiex). As conversações que resultaram na concessão dos recursos foram fechadas, semana passada, em Frankfurt, Alemanha, pelo secretário de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, José Carlos Carvalho.

Até agora, o Promata, implantado em 2003, investiu, entre 2004 e 2006 um total de R$ 50 milhões na implantação de 15 mil metros quadrados de obras de infra-estrutura de proteção e uso em oito unidades de conservação (UCs); planos de manejo e fortalecimento da gestão de seis UCs; incentivo material e financeiro para recuperação de dois mil hectares de mata atlântica; contribuição para a redução de incêndios florestais em 13 UCs e implantação de sistema de rádio-comunicação em toda região de mata atlântica do estado

Ainda em Frankfurt, o secretário fez uma palestra na Conferência Internacional de Bioenergia da Madeira, promovida pelo ITTO- International Timber Organization (Organização Internacional da Madeira) e pela FAO - Organização das Nações Unidas para a Agricultura e Alimentação, sobre a experiência mineira de produção de carvão vegetal  de florestas plantadas para utilização como insumo energético, especialmente na indústria de ferro gusa e siderurgia em geral no Estado.

Ele mostrou que, em razão do perfil tecnológico do Parque industrial mineiro, lenha e derivados têm uma participação relativa maior do que a energia do petróleo, gás e derivados na matriz energética estadual. A lenha participa com 33% contra 31% do petróleo e derivados.

O objetivo da Conferência foi o de examinar e estudar o estado atual das tecnologias de uso da madeira como fonte de energia e as perspectivas de sua contribuição no aumento da oferta de energia de fonte renovável e sustentável para o futuro.

Prêmio internacional

A Fundação France Libertés, presidida pela ex-primeira dama da França, madame Danielle Mitterrand, está acertando com a Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Semad) o lançamento, em Minas, do Prêmio "Mensageiro da Água", destinado a homenagear pessoas e organizações que se destacarem na proteção de recursos hídricos. Em junho, técnicos da Fundação estarão em Belo Horizonte para, junto com a Semad, definirem os detalhes da premiação.

Minas Gerais foi escolhido para o lançamento do "Mensageiro da Água" graças ao destaque atingido pelo Estado no setor de gestão democrática, colegiada e participativa dos seus recursos hídricos, fato que o coloca em situação mais avançada no Brasil. O prêmio será entregue, pessoalmente, por madame Mitterrand.

SEMAD|

Rodovia João Paulo II, 4143, Bairro Serra Verde - CEP 31630-900