Ir para o menu| Ir para Conteúdo| Acessibilidade Alternar Contraste | Maior Constraste| Menor Contraste

Sisema e Sindiextra trabalham para agilização de licenciamento

PDFImprimirE-mail

O presidente do Sindiextra, Fernando Coura, defendeu nesta terça-feira (22), em palestra à Superintendência da Região Central-Metropolitana de Meio Ambiente (Supram Central) a agilização do licenciamento ambiental, sem prejuízos a preservação da natureza. Coura destacou a importância da integração dos órgãos do Sistema Estadual de Meio Ambiente (Sisema) para agilização dos processos que envolvem a mineração.

Em sua exposição, “Mineração em Minas Gerais”, Fernando Coura, salientou a importância da busca pela sustentabilidade na atividade. “Minas contribui com 35% da produção brasileira de minerais e, como órgão que representa o setor, o Sindiextra precisa promover o equilíbrio entre meio ambiente e a atividade econômica”, observou.

O secretário-adjunto da Secretária Estadual de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, Shelley de Souza Carneiro, apontou que a mineração está evoluindo muito em termos de preservação ambiental, se igualando aos melhores países do mundo, mas existem empresas que ainda não se integraram a essa mentalidade. “Cabe a nós, servidores de órgãos ambientais, a conscientizar essas empresas para um desenvolvimento sustentável”, acrescenta.

 

Análise Interdisciplinar


A palestra do presidente do Sindiextra faz parte do treinamento de Análise Interdisciplinar  de Processos de Regularização Ambiental. O objetivo do projeto é a construção de uma “Agenda Branca”, na qual todos os pedidos de licença ambiental possam ser analisados em conjunto, por uma equipe interdisciplinar formada por técnicos da Fundação Estadual do Meio Ambiente (Feam), Instituto Mineiro das Águas (Igam) ou Instituto Estadual de Florestas (IEF). Este trabalho vai conferir maior transparência e agilidade ao processo, otimizando atividades e recursos para a conservação da qualidade ambiental.

SEMAD|

Rodovia João Paulo II, 4143, Bairro Serra Verde - CEP 31630-900