Planos Regionais de Fiscalização visam diminuir incêndios florestais

Termina hoje (10-05) o encontro entre Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Semad) e Diretoria de Meio Ambiente e Trânsito (Dmat) da Polícia Militar de Minas Gerais (PMMG), realizado na Base Operacional da Força Tarefa Previncêndio de Curvelo. O evento, que teve início na quinta-feira (09), visa à divulgação pelos comandantes da Companhia da Polícia Militar dos Planos Regionais de Fiscalização desenvolvidos pela corporação, no âmbito do Previncêndio. A ação é uma das previstas no Plano de Ação de Prevenção e Combate a Incêndios Florestais da Semad.

curvelo2-peq-2
Encontro faz parte das ações previstas no Plano de Ação de Prevenção e Combate a Incêndios
Florestais da Semad

A fim de inibir a ação criminosa de incendiários nas Unidades de Conservação (UCs) estaduais, foi desenvolvido um Plano Regional de Fiscalização para cada uma das 14 Companhias da Polícia Militar de Meio Ambiente do estado: Juiz de Fora, Uberaba, Lavras, Bom Despacho, Gov. Valadares, Uberlândia, Patos de Minas, Montes Claros, Ipatinga, Barbacena, Teófilo Otoni, Unaí, Pouso Alegre, Poços de Caldas e Belo Horizonte. A previsão é que sejam promovidos o patrulhamento e o monitoramento preventivo e, se necessário repressivo, nas UCs e seus entornos, e em áreas de relevante interesse ecológico no estado de Minas Gerais. Aliada ao combate deve-se considerar a origem criminosa dos incêndios.

Serão feitas, também, fiscalizações das ações autorizadas relacionadas ao uso do fogo em atividades agrossilvopastoris, bem como nos locais que criam condições favoráveis à ocorrência de incêndios florestais, visando noticiar o fato ao órgão ambiental competente. Além disso, serão desenvolvidas ações de educação e de extensão ambiental, principalmente nas 20 UCs consideradas as mais críticas (em relação às ocorrências de incêndios) do ano de 2012. Haverá a disponibilização de policiais militares que ficarão lotados na Sala de Situação da Base Operacional de Curvelo durante o período crítico de seca, que termina em novembro.