Oficina em Juiz de Fora reúne propostas para preservação da biodiversidade

Terminou nesta quinta (09/05), em Juiz de Fora, a V Oficina Regional para Elaboração do Plano Estadual de Proteção a Biodiversidade. O trabalho é coordenado pelo Instituto Estadual de Florestas (IEF) e aponta propostas para conservação e uso sustentável da biodiversidade na Zona da Mata.

gruposdetrabalho01-2
Nos grupos de trabalho, os participantes fizeram o levantamento das propostas
para temas específicos

A atividade teve início no dia 08 e, durante os dois dias de trabalho, os participantes foram divididos em cinco grupos que abordaram os temas: investigação científica, conservação, agrobiodiversidade e sociobiodiversidade. Também foram debatidas questões transversais como a educação ambiental, aspectos legais e impactos da atividade humana sobre a biodiversidade.

Ao final, os participantes aprovaram o texto em plenária.  O documento ainda passará por validação na última Oficina, que será realizada em Belo Horizonte, em 2013, e, posteriormente será submetido aos Conselhos Estadual de Política Ambiental (Copam) e de Recursos Hídricos (CERH).

Participação

Para o subcomandante do 2º Batalhão do Corpo de Bombeiros Militar, major Alexandre Humia Casarin, a democracia da atividade é fundamental para o sucesso. “É importante ouvir as pessoas e setores da área”, afirma. Já o vice-presidente do Sindicato dos Produtores Rurais de Ubá, Vicente de Paulo Pinto, destaca a importância de ouvir os segmentos e da iniciativa de elaborar o primeiro plano para proteção da biodiversidade. “Embora o tempo seja curto, será possível eleger algumas das prioridades”, ressalta.

majoralexandre
O major Alexandre Casarin destacou a democracia do trabalho
organizado pelo IEF

A diretora de Pesquisa e Proteção da Biodiversidade do IEF, Neluce Arenhart Soares, enfatiza o comprometimento dos participantes. “Todos os setores convidados enviaram representantes”, afirma. observa que a recuperação de áreas é um tema que esteve presente em todas as discussões. “A Zona da Mata é uma região com ocupação humana antiga e consolidada", explica.

A oficina regional para elaboração do Plano Estadual de Proteção a Biodiversidade de Juiz de Fora é a 5ª de 10 previstas. A elaboração do Plano é um dos subprojetos que compõem o projeto estratégico Conservação da Mata Atlântica, Cerrado e Caatinga.  Os documentos produzidos desde o início da elaboração do  estudo estão disponível na internet, no endereço www.ief.mg.gov.br