Ir para o menu| Ir para Conteúdo| Acessibilidade Alternar Contraste | Maior Constraste| Menor Contraste

Simulado prepara combate a incêndios florestais no Norte de Minas

PDFImprimirE-mail

O Sistema Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Sisema) realiza nesta quarta-feira (24/04), um Simulado Operacional de Combate a Incêndios Florestais em quatro unidades de conservação que integram o Sistema de Áreas Protegidas do Jaíba. As unidades de conservação estão localizadas no norte do Estado, nos municípios de Itacarambi, Matias Cardoso, Jaíba e Pedras de Maria da Cruz. 

O treinamento é coordenado pelo Programa de Prevenção e Combate a Incêndios Florestais de Minas Gerais (Previncêndio) da Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Semad) e é o terceiro realizado em 2013. O trabalho reproduz todas as condições do combate ao fogo, desde a emissão dos primeiros alertas até a confirmação do incêndio florestal de grande porte com a participação da Força-Tarefa Previncêndio. 

Juntas, as unidades de conservação somam quase 120 mil hectares e são administradas pelo Instituto Estadual de Florestas (IEF). Abrigam importantes remanescentes dos biomas Cerrado e Caatinga e protegem importantes recursos hídricos da região. Os incêndios florestais são uma ameaça à biodiversidade da região e responsáveis pelo assoreamento crescente dos cursos d´água e perda da biodiversidade local. Em 2012, os incêndios florestais atingiram mil hectares no interior das unidades. 

O Simulado Operacional de Combate a Incêndios Florestais envolverá representantes de todas as instituições envolvidas na Força-Tarefa Previncêndio e todos os equipamentos empregados no combate ao fogo, incluindo aeronaves. A realização dos simulados em Minas Gerais teve início em 2012 e a atividade foi incorporada ao trabalho de prevenção e combate aos incêndios florestais no Estado. Até julho, serão realizados mais cinco treinamentos desse tipo.

 

SEMAD|

Rodovia João Paulo II, 4143, Bairro Serra Verde - CEP 31630-900