Secretário Adjunto é empossado presidente do Ceivap

O secretário de Estado Adjunto de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, Danilo Vieira Júnior, toma posse, na tarde desta quinta-feira (18), como presidente do Comitê de Integração da Bacia Hidrográfica do Rio Paraíba do Sul (Ceivap), para o biênio 2013/2015. A nomeação acontecerá durante a 1ª Reunião Ordinária da Comissão, que será realizada às 13h30, no salão Lena Buffet, localizado à rua Doutor Mário Jardim Freire, 40, bairro Boa Vista I, na cidade de Resende, no Rio de Janeiro.

danilo-2a
O secretário de Estado Adjunto de Meio Ambiente e Desenvolvimento
Sustentável, Danilo Vieira Júnior, é o novo presidente do Comitê de
Integração da Bacia Hidrográfica do Rio Paraíba do Sul (Ceivap)

Na ocasião, tomam posse 60 integrantes do comitê que representam os três estados que a bacia abrange, Minas Gerais, Rio de Janeiro e São Paulo, além de três representantes da Agência Nacional das Águas (Ana). O Paraíba do Sul abastece 184 municípios sendo 88 mineiros, localizados na Zona da Mata, 39 paulistas e 57 fluminenses. “Essa é uma bacia estratégica para os três estados, atende a uma população de 6,7 milhões de habitantes e representa 12% do Produto Interno Bruto (PIB) nacional”, afirma Vieira Júnior.

Segundo o secretário adjunto, ao assumir a presidência do comitê, ele vai poder administrar de forma direta a gestão dos recursos hídricos na bacia e terá como conduzir as políticas públicas com maior autoridade. “O maior desafio é implantar sistema de tratamento de esgoto em toda a bacia. O comitê tem uma previsão orçamentária de R$ 100 milhões, oriundos da cobrança pelo uso da água, que podem ser usados, nos próximos anos, na execução de políticas públicas voltadas para a proteção dos mananciais. Para isso, temos que ter um contato direto com prefeitos e dirigentes dos outros estados a fim de desenvolvermos ações de forma integrada”, afirma.

O Comitê

O Ceivap é o parlamento no qual ocorrem os debates e decisões descentralizadas sobre as questões relacionadas aos usos múltiplos das águas da bacia hidrográfica do rio Paraíba do Sul, inclusive a decisão pela cobrança pelo uso da água na bacia. O Comitê é constituído por representantes dos poderes públicos, dos usuários e de organizações sociais com importante atuação para a conservação, preservação e recuperação da qualidade das águas da bacia. Seus membros são eleitos em fóruns democráticos, nas diversas regiões que compõem a bacia.

Sua diretoria, escolhida bienalmente pelos membros, é formada pelo presidente, vice-presidente e secretário.