Projeto Rota das Grutas Peter Lund é apresentado a gestores municipais

O Secretário de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, Adriano Magalhães, participou, na sexta-feira (08), da reunião de Sensibilização dos Gestores Municipais da Rota Lund. O evento, organizado pela vice-Governadoria do Estado, teve como objetivo apresentar o projeto estratégico do Governo de Minas, Rota das Grutas Peter Lund, aos prefeitos dos municípios onde estão inseridos os marcos históricos da rota.  Visou expor, ainda, o modelo de Parceria Público Privada (PPP), como forma viável de gestão desses marcos que são importantes pontos de turismo em Minas Gerais.

Na abertura do evento, Magalhães destacou a importância do projeto e as ações implementadas em 2012, entre elas a inauguração do Museu Peter Lund, no Parque Estadual do Sumidouro. “Temos, agora, etapas para serem seguidas nos municípios. O potencial turístico, cultural e econômico para a Rota Lund é inigualável”, ressaltou.

foto-rota-lund

De acordo com dados da Assessoria de Gestão Estratégica e Inovação (Agei) do Sistema Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Sisema), de 2009 a 2012 foram investidos cerca de R$ 16 milhões no Rota das Grutas Peter Lund e outros R$ 37 milhões serão investidos até 2014. “Esta reunião de trabalho é fundamental para dar ciência às prefeituras da importância do Projeto e integrar as ações dos governos Estadual e municipais, bem como para definirmos os próximos passos da PPP, considerando os investimentos significativos do Governo de Minas que totalizarão mais de R$ 50 milhões”, enfatizou Magalhães.

Segundo ele, o encontro ressalta o reconhecimento do governo do Estado do valor das prefeituras e das comunidades locais. “Os administradores municipais e as comunidades são parceiros no Rota das Grutas Peter Lund. Essas parcerias irão promover o desenvolvimento socioambiental, turístico, cultural e econômico de toda região”,  concluiu o secretário.