Ir para o menu| Ir para Conteúdo| Acessibilidade Alternar Contraste | Maior Constraste| Menor Contraste

Sisema busca modernizar fiscalização ambiental

PDFImprimirE-mail

O Sistema Estadual de Meio Ambiente (Sisema) vem elaborando, desde o fim de 2006, um projeto de modernização para as fiscalizações ambientais no Estado. Uma equipe, coordenada pelo assessor da Subsecretaria de Inovação e Logística (SIL), Leonardo Belonia, desenvolveu um sistema para utilização de aparelhos de palm, um tipo de computador de mão, nos trabalhos de fiscalização.

A equipe que participa do projeto desenvolveu o sistema baseado na lista de informações necessárias no momento da vistoria, "o uso do palm automatiza a vistoria, padroniza as informações e agiliza o envio de informações", destaca Leonardo, que complementa com a facilitação da disponibilização on line das informações, a formação de um banco de dados e a possibilidade de acesso ao Siam para eventuais dúvidas no momento da fiscalização.

A Divisão de Saneamento (Disan) da Fundação Estadual do Meio Ambiente (Feam) foi a primeira a utilizar o sistema. Com base nos bons resultados a utilização do equipamento está em fase de ampliação e após adequações passará a ser utilizado também pelo Comitê Gestor de Fiscalização Ambiental Integrada (CGFAI).

A expectativa, segundo o coordenador do projeto, é que todas as equipes de fiscalização estejam utilizando plenamente o equipamento até o início do próximo ano.

Data: 17/05/2007
Ascom Sisema

 

SEMAD|

Rodovia João Paulo II, 4143, Bairro Serra Verde - CEP 31630-900