Secretário Adjunto de Meio Ambiente participa de programa internacional

O secretário de Estado Adjunto de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, Danilo Vieira Júnior participou, do dia 3 ao dia 21 de dezembro, do International Visitor Leadership Program, programa americano por meio do qual visitantes são convidados a ir aos Estados Unidos a fim de conhecer projetos de cidades sustentáveis, crescimento verde e redução da pegada de carbono, desenvolvidos naquele país. Durante a viagem, o secretário esteve em Washington, Portland, Nova York, entre outras cidades para discutir com representantes do governo americano e de entidades diversas, o desenvolvimento sustentável.

Em Washington, o secretário visitou o Escritório de Oceanos e Assuntos Científicos e Ambientais Internacionais (OES). O OES lidera muitas parcerias e iniciativas que ampliam o desenvolvimento de objetivos de promoção do crescimento econômico, desenvolvimento social e gestão ambiental em áreas como florestas, água, energia, clima, pesca e gestão dos oceanos. Vieira Júnior participou, ainda em Washington, de uma reunião na sede do Banco Mundial. “Discutimos políticas, experiências e possibilidades de investimentos em nosso Estado na busca da tão sonhada sustentabilidade”, afirmou.

Para conhecer um pouco das políticas e ações americanas pelo desenvolvimento sustentável, o secretário adjunto esteve reunido com o assessor chefe da secretária Hillary Clinton, Roberto R. Haynie e sua equipe. Na U.S. Environmental Protection Agency (EPA), entidade governamental responsável pela elaboração de políticas publicas, regulação, pesquisa, perícias, normatização, gestão dos recursos naturais e o licenciamento ambiental nos EUA, aconteceu um importante encontro que mostrou como e a gestão ambiental nos EUA. “Discutimos possibilidades de parcerias e práticas eficientes de modernização. Tratamos também de temas como pegada de carbono, eficiência energética e gestão de recursos hídricos”, destacou Vieira Júnior.

Reciclagem
Na Energy Recovery Council (ERC), organização que representa usinas que geram energia processando lixo, o secretário viu de perto o processo por meio do qual 50% do lixo são reciclados, 40% aproveitados para geração de energia e apenas 10% são dispostos. Vieira Júnior visitou, ainda a empresa Alta Bicycle Share, que opera a locação de bicicletas em Washington, conhecida como "bikeshare". “O uso dessa ferramenta vem trazendo uma grande melhoria no transito da capital dos EUA, além de reduzir as emissões de CO2. Soluções simples para problemas complexos”, explicou o secretário.

Ele participou de uma reunião com representantes da American Planning Association (APA), que desenvolve atividades de planejamento, educação, liderança, capacitação e assistência técnica. “Eles promovem e financiam programas de intercâmbio nos temas cidades sustentáveis e economia verde, criando indicadores para que os municípios possam mensurar seus problemas e as perspectivas de melhoria. Foram abordados, também, os arranjos de propriedades rurais que visam uma melhor qualidade de vida para o nosso pequeno produtor rural”, afirmou.

Portland
O secretário foi à Portland, no estado de Oregon, classificada em primeiro lugar em muitos quesitos entre as cidades mais verdes do país. A viagem para o noroeste do Pacífico deu aos visitantes a oportunidade de se reunirem com funcionários e cidadãos-ativistas para ver como a cidade alcança sua alta classificação. “Em Portland, conhecida como a cidade mais verde dos EUA, visitamos entidades públicas e privadas que fazem gestão e apóiam as áreas de planejamento urbano, resíduos e transporte. Confesso que fiquei fascinado com que vi. Gestão perfeita dos resíduos urbanos, edifícios LEED Platinum, totalmente sustentáveis, gerando energias solar e eólica e um transporte publico que combina metrô, trens, bondes e ciclovias com uma perfeição de dar inveja. Os automóveis quase não rodam. Gostei muito do que vi”, ressaltou Vieira Júnior.

Em San Francisco, Califórnia, em uma visita ao gabinete do prefeito, a discussão foi sobre as gestão de gases de efeito estufa. Já em Albuquerque, no Novo México, a atividade proposta proporcionou o contato com muitos cidadãos dedicados que estão promovendo um futuro sustentável. Em Nova York, a última parada do programa, a visita foi para conhecer a prefeitura e os programas na Universidade de Columbia.