Extração de quartzito no sul de Minas é tema de reunião pública

A 10ª reunião ordinária da Comissão de Meio Ambiente da Assembléia Legislativa de Minas teve como tema central a extração de quartzito na região sul do Estado, principalmente no entorno de São Tomé das Letras. O requerente desta audiência pública foi o deputado Dalmo Ribeiro que destacou a extração de quartzito como a principal atividade econômica da região e
ressaltou a importância da compatibilização da atividade mineraria com a sustentabilidade ambiental.

Um dos temas mais abordados foi a Operação Sul de Minas, organizada pelo Comitê Gestor de Fiscalização Integrada (CGFAI) na região do entorno de São Tomé das Letras no final de 2006.  A diretora de Monitoramento e Fiscalização, Alice Soares, que coordenou tecnicamente a operação de fiscalização desta região deixou claro o posicionamento dos órgãos ambientais do Estado, que visa a convocação para regularização ambiental e não o fim das atividades. "A meta é melhoria da qualidade ambiental com a promoção do desenvolvimento sustentável", afirmou.

O deputado Dalmo Ribeiro propôs a criação de um Grupo de Trabalho para apresentação de soluções para os problemas ambientais provocados pela extração de quartzito. De acordo com o prefeito de São Tomé das Letras, Luiz Vilela, houve melhora no aproveitamento das pedras, que era de 7% e hoje é de 18%. No entanto, o aproveitamento ainda é baixo e provoca grande geração de resíduos. A proposta do deputado será analisada na próxima reunião da Comissão de Meio Ambiente que acontecerá em Varginha no dia 23 de maio.

A reunião foi presidida pelo deputado Sávio Souza Cruz e contou com representantes da undação Estadual de Meio Ambiente (Feam), Secretaria de Desenvolvimento Econômico (Sede), prefeituras locais, Departamento Nacional de Produção Mineral (DNPM), mineradoras e sindicatos.