Secretário participa de inauguração no Museu da PUC Minas

O secretário de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, Adriano Magalhães, participou na tarde desta segunda-feira (10/12) do ato de entrega da maquete de Lagoa Santa no Tempo de Lund e da escultura símbolo do Marco zero da Rota Lund, no Museu de Ciências Naturais da PUC Minas. Os artistas plásticos Ricardo Carvão, responsável pela escultura símbolo do Marco Zero da Rota Lund e Marcelo Ribeiro Viana, responsável pela construção da maquete de Lagoa Santa no tempo do paleontólogo Dinamarquês Peter Lund, também estiveram presentes no evento, além de representantes da Universidade, de empresas, governo e estudantes.

O secretário agradeceu a participação e envolvimento de todos no Projeto Rota das Grutas Lund, que pretende estruturar um roteiro turístico ambiental, envolvendo o Museu de Ciências Naturais da PUC Minas (Belo Horizonte), as Grutas da Lapinha (Lagoa Santa), Maquiné(Cordisburgo), Rei do Mato (Sete Lagoas) e o Parque Estadual do Sumidouro (Lagoa Santa e Pedro Leopoldo) até a copa do Mundo de Futebol 2014. “Esse momento é de agradecimento. Minas Gerais tem dado grandes exemplos de modelo de gestão e, esse trabalho de parceria entre Governo, Universidade, empresas e sociedade, representa um crescimento e uma valorização dessa proximidade. Acredito que o caminho, a porta para a construção da sustentabilidade deve ser discutida em conjunto e é isso que presenciamos aqui hoje”, frisou.

Fotos: Janice Drumond/Ascom Sisema
-dsc4477a
O secretário Adriano Magalhães (no centro) ao lado do curador da coleção de paleontologia da
PUC Minas, Castor Cartelle (à esquerda)

Adriano Magalhães lembrou também os desafios já alcançados no Projeto, que objetiva implantar nos receptivos turísticos de cada unidade de conservação, exposições temáticas com identidades singulares do que cada gruta representa, com toda estrutura necessária para o recebimento de turistas, além da inserção da comunidade local por meio da geração de emprego e renda. Ele lembrou as etapas do Projeto já realizadas como o Plano Museológico para implantação do Museu Peter Lund, o formato de sinalização dentro das unidades de conservação, o nome e a identidade visual do projeto e a obra e reforma de ampliação do Receptivo turístico da Gruta de Maquiné, concluída em julho de 2012. O secretário disse também que serão implantados nos próximos dois anos o Museu localizado na Gruta de Maquiné e o Museu na Gruta Rei do Mato, além do desenvolvimento de projetos de comunicação e mobilização social.

-dsc4493a
O secretário Adriano Magalhães (à esquerda) falou sobre a estruturação do Projeto Rota das
Grutas Lund

O curador da coleção de paleontologia da PUC Minas, Castor Cartelle, frisou a importância da construção da Maquete de Lagoa Santa nos tempos de Lund, exposta no Museu de Ciências Naturais. "Esse é um trabalho emocionante, que envolveu várias pessoas. Cada casa, cada local representado na Maquete é fiel à época de Lund. Esta Maquete é história, é rastro, é vida, é emoção. Agradecemos a Cimentos Liz pela doação etambém aos artistas que foram capazes de plasmar a realidade e emocionar pela beleza que conseguiram reproduzir”, finalizou.