Oficina capacita operadores de estações de tratamento de esgoto

O Sistema Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Sisema), realiza, em parceria com a Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) e o Comitê de Bacia do Rio das Velhas (CBH-Velhas), a primeira oficina de capacitação em saneamento, dentro das ações propostas no Projeto Estratégico de revitalização da bacia do rio das Velhas: Meta 2014. A oficina acontece nos dias 11 e 12 de dezembro na Escola de Engenharia da UFMG, situada na Av. Antônio Carlos, 6627, das 8h00 às 18h00 e conta também com o apoio das prefeituras municipais da bacia e da Companhia de Saneamento de Minas Gerais (Copasa).

O primeiro módulo será referente ao tema “Qualidade da água e controle da poluição” e tem como objetivo preparar profissionais na área operacional de sistemas de esgotamento sanitário dos municípios pertencentes à bacia do rio das Velhas. Até 2015 estão previstas capacitações e formação de multiplicadores em 32 municípios envolvidos, atingindo o percentual de 100% dos municípios alvo da Meta 2014 atendidos. Serão realizadas também capacitações de operadores de aterros sanitários e de usinas de triagem e compostagem (UTC) quanto à disposição correta dos resíduos.

Meta 2014 - O principal objetivo do projeto é a recuperação da qualidade das águas da bacia, permitindo a volta do peixe e a possibilidade de nadar no trecho do Rio das Velhas, localizado na Região Metropolitana de Belo Horizonte (RMBH). Desde 2007, o Governo de Minas vem realizando um esforço inédito na revitalização da bacia, com o maior investimento feito no Brasil. Até 2011, foi aplicado R$ 1,3 bilhão em obras e ações de saneamento, projetos de esgotamento sanitário, mobilização social e outras ações para proteção e execução da recuperação ambiental na bacia. Até 2015, serão investidos mais R$ 500 milhões.

O processo de revitalização do Rio das Velhas teve início, em 2003, quando a organização não governamental Projeto Manuelzão, da UFMG, percorreu a calha do Velhas, identificando os principais focos de degradação e as ações necessárias para sua reversão. O desafio da melhoria das águas do Rio das Velhas foi proposto pela sociedade civil ao Governo de Minas, em 2004. Em 2007, passou a ser um de seus Programas Estruturadores, o que significa prioridade entre os investimentos do Estado.

Em 2010, um documento compromisso foi assinado pelo Governador de Minas Antonio Augusto Anastasia, pelo Projeto Manuelzão e pelos prefeitos dos municípios da área de abrangência do Projeto reafirmando os esforços com a continuidade das ações realizadas na Meta 2010 e propondo avanços para a melhoria da qualidade das águas da bacia.

Diversas ações estão em curso para garantir a melhoria da qualidade da água no Velhas, principalmente a construção de ETEs, os programas de interceptação de esgotos e a melhoria na eficiência das estações na eliminação da poluição, além de programas para melhoria da gestão de efluentes industriais, de sistemas adequados para disposição final de resíduos, de recuperação de áreas degradadas,  de educação ambiental, mobilização e participação social.