Ir para o menu| Ir para Conteúdo| Acessibilidade Alternar Contraste | Maior Constraste| Menor Contraste

Secretário recebe medalha da Polícia Civil

PDFImprimirE-mail

O secretário Adriano Magalhães recebeu, no final da tarde de ontem (05-12), com a Medalha do Mérito Policial Civil Delegado Luiz Soares Rocha, destinada a agraciar as personalidades que tenham prestado relevantes serviços à corporação. A cerimônia de entrega aconteceu no auditório do Clube dos Diretores Lojistas e foram homenageadas 35 pessoas.

Fotos: Janice Drumond/Ascom Sisema
-dsc4442
Secretário Adriano Magalhães durante a cerimônia de entrega da Medalha do Mérito Policial
Civil Delegado Luiz Soares Rocha


Segundo o Chefe da Policia Civil De Minas Gerais, Delegado-Geral Cylton Brandão da Matta, “os homenageados são parceiros fundamentais na nova fase em que a Polícia Civil se encontra: de gestora de conflitos, promotora da justiça, por meio de trabalho policial impessoal, sem estigmatizar pessoas e contribuindo efetivamente para a restauração da paz”.
Em reconhecimento à eficiência e à bravura de Luiz Soares de Souza Rocha, no desempenho de suas atividades na área de segurança pública, foi aprovada, por iniciativa dos poderes Executivo e Legislativo de Minas Gerais, a Lei n° 7.920, de 08 de janeiro de 1981, regulamentada pelo Decreto n° 21.599, que nomeia como “Delegado Luiz Soares de Souza Rocha” a Medalha de Mérito Policial entregue, anualmente, pela Polícia Civil de Minas Gerais.

Luiz Soares de Souza Rocha nasceu em 15 de junho de 1908, no distrito de Tuiutinga, município de Visconde do Rio Branco, na Zona da Mata Mineira. Em 1944, o então Governador Benedito Valadares o nomeou para exercer o cargo de Delegado Regional de Polícia, como titular do 3° Distrito Policial de Belo Horizonte. No ano seguinte, foi conduzido ao cargo de 3° Delegado Auxiliar da Chefia da Polícia Civil, desempenhando suas funções na Delegacia de Furtos e no 1° Distrito Policial, além de atuar como delegado-Assistente e Chefe da Polícia Civil, por ato do Governador Juscelino Kubitscheck. Na Secretaria de Segurança Pública, ocupou os seguintes cargos: Delegado da Vigilância Geral, Chefe de Gabinete, Corregedor-Geral, Chefe do Departamento de Investigações e Superintendente do Policiamento do Estado, no qual atuava quando se aposentou em 1970.

Conheça os agraciados: Adriano Magalhães Chaves- Secretário de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Semad); Alceu José Torres Marques – Procurador Geral de Justiça de Minas Gerais; Andréa Abritta Garzon Tonet – Defensora Geral do Estado de Minas Gerais; Andréa Claudia Vacchiano – Delegada de Polícia - “ex offício”; Bruno Selmi Dei Falci – Presidente da Câmara dos Dirigentes Lojistas; de Belo Horizonte; Célia Pimenta Barroso Pitchon – Ouvidora Geral do Estado de Minas Gerais; Cláudio Rodrigues da Silva – Diretor Executivo da TV Record/ Hoje em Dia; Denílson Feitoza Pacheco – Secretário- Adjunto de Estado de Defesa Social; Emanuel Soares Carneiro – Diretor Presidente da Rádio Itatiaia; Fernanda de Siqueira Neves – Subsecretária de Gestão de Pessoas – SEPLAG; Geraldo Teixeira da Costa Neto - Diretor Executivo do Diários Associados; Gilmar de Freitas Souza – Perito Criminal - “ex offício”; Gustavo de Faria Dias Correa – Deputado Estadual; Ilídio Gaspar Filho (General-de-Divisão) – Comandante da 4ª Região Militar; Ivan Gamaliel Pinto(Coronel) - Subcomandante-Geral e Chefe do Estado-Maior do CBMMG; Jairo Cruz Moreira – Promotor de Justiça; Janaína de Andrade Dauro – Promotora de Justiça; João Leite da Silva Neto - Deputado Estadual; Joaquim Herculano Rodrigues – Presidente do Tribunal de Justiça de Minas Gerais; José Saad Dualib – Diretor da Band Minas; Leonardo Maurício Colombini Lima – Secretário de Estado de Fazenda de Minas Gerais; Luiz Tito – Jornalista “O Tempo”; Marcelo Landi Matte – Diretor Regional da Rede Globo Minas; Márcio Araújo Lacerda – Prefeito de Belo Horizonte; Márcio Martins Sant’ana (Coronel) – Comandante da PMMG; Marco Antônio Rebelo Romanelli – Advogado Geral do Estado de Minas Gerais; Roberto Borges Martins – Presidente da Rede Minas de Televisão; Rodrigo Batista de Castro – Deputado Federal; Rogério da Silva Evangelista – Delegado de Policia - “ex offício”; Rogério Greco – Procurador de Justiça; Sérgio Barbosa Menezes – Superintendente da Polícia Federal em Minas Gerais; Vagner Vidal – Delegado de Polícia - “ex offício”; Valério Fabris – Presidente da Rádio Inconfidência; Wanderley Geraldo de Ávila – Presidente do Tribunal de Contas do Estado de Minas Gerais; Wanderley Salgado de Paiva – Desembargador do Tribunal de Justiça de Minas Gerais.

Comenda Lídio Lunardi

No dia 30 de novembro, o Sindicato Intermunicipal das Indústrias de Beneficiamento de Mármores, Granitos e Rochas Ornamentais no Estado de Minas Gerais (Sinrochas) concedeu ao secretário Adriano Magalhães a Comenda Lídio Lunardi. Instituída pelo Sinrochas, é concedida a empresários ou autoridades que se destacaram em suas atividades e realizaram relevantes serviços ao setor de Rochas Ornamentais.

Atualmente, entre as diversas elaborações e alterações de Normas ambientais pela Semad, estão sendo alteradas três Normas com objetivo de desburocratizar, simplificar e agilizar a regularização, assegurando a qualidade do meio ambiente. Uma delas é DN 74/2004, a qual estabelece critérios para classificação, segundo o porte e potencial poluidor, de empreendimentos e atividades modificadoras do meio ambiente passíveis de autorização ou de licenciamento ambiental. Esta revisão visa à atualização do texto e dos parâmetros de enquadramento dos empreendimentos, conforme a realidade atual, objetivando sua aplicação de forma mais eficiente, contemplando os diversos setores. Especificamente para o setor de mineração - pedras ornamentais – foi assinada pelo secretário, durante o evento, uma minuta de alteração dos códigos A-02-06-3, A-02-06-4 e A-02-06-5, a qual contempla a unificação dos três códigos em apenas um, com parâmetro mínimo de 6.000m3/ano para enquadramento em AAF.

Em Belo Horizonte, o setor de Rochas Ornamentais teve forte participação dos imigrantes italianos, principalmente, da família Lunardi, tendo como seu representante Lídio Lunardi, eleito Presidente do Sindicato da Indústria de Mármores e Granitos. Em 1954 assumiu a presidência da Federação da Indústria do Estado de Minas Gerais (FIEMG). Em 1956 elegeu-se Presidente da Confederação Nacional da Indústria (CNI). No exercício da presidência colaborou intensamente com o Governo Juscelino Kubstichek e conseguiu atrair o interesse de grupos japoneses que se associaram ao Estado de Minas Gerais para a criação da Usiminas, da qual foi o primeiro Presidente.

-dsc4399
Magalhães recebe a Comenda Lídio Lunardi das mãos do presidente da Abirochas (Associação
Brasileira da Industria de Rochas Ornamentais), Reinaldo Dantas  Sampaio (à esquerda), e do
presidente do Sinrochas, José Balbino Maia de Fiqueiredo (à direita)

SEMAD|

Rodovia João Paulo II, 4143, Bairro Serra Verde - CEP 31630-900