Ir para o menu| Ir para Conteúdo| Acessibilidade Alternar Contraste | Maior Constraste| Menor Contraste

Governo de Minas apresenta estudo para planejamento energético

PDFImprimirE-mail

A Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Semad), em parceria com a Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico (Sede), apresentou, em reunião conjunta do Copam e CERH, estudo da Avaliação Ambiental Estratégica (AAE) do Programa de Geração Hidrelétrica em Minas Gerais (PCHMG). De acordo com dados da Sede, Minas Gerais possui o maior potencial de aproveitamento de recursos hídricos do país e é responsável pela geração de 18,5% de toda a energia elétrica produzida no Brasil.

Segundo o superintendente de Política Energética da Sede, Francisco de Assis Soares, O AAE é um importante instrumento para o planejamento energético em Minas Gerais. De acordo com ele, objetivo desse estudo é o de projetar o crescimento dos setores econômicos de Minas Gerais e reduzir a dependência do Estado com relação à energia elétrica. "Se não tivermos um aumento na oferta de energia não poderemos falar em crescimento econômico", ressaltou. Francisco Soares disse ainda que Minas possui um potencial significativo a ser explorado.

O PGHMG será realizado no prazo de 20 anos e envolverá oito bacias hidrográficas (São Francisco, Piraciba/jaguari, doce, Paraíba do Sul, Grande Paranaíba, Mucuri e Jequitinhonha), as respectivas Unidades de Planejamento e Gestão dos Recursos Hídricos (UPGRHs) e 380 empreendimentos hidrelétricos, sendo 45 usinas hidrelétricas (UHE) e 335 pequenas centrais hidrelétricas (PCH).

A engenheira civil da empresa de consultoria contratada para realizar a AAE, Maria Cláudia Braga, salientou que todo o projeto está sendo feito dentro da visão de sustentabilidade prevista no Plano Mineiro de Desenvolvimento Integrado (PMDI). "A Avaliação Ambiental Estratégica pretende estudar as melhores alternativas para o aproveitamento hidrelétrico de energia no Estado com o mínimo de efeitos negativos ao meio ambiente e à sociedade", disse.

Segundo a consultoria, os resultados do estudo serão discutidos em seminários de avaliação, que serão realizados nas unidades do Copam no interior e em Belo Horizonte, juntamente com os Comitês de Bacias. Desses seminários serão gerados relatórios que serão utilizados para subsidiar o PGHMG.

 

Data: 10/05/2007

Fonte: Ascom Sisema

SEMAD|

Rodovia João Paulo II, 4143, Bairro Serra Verde - CEP 31630-900