Secretário de Meio Ambiente participa do 6º encontro da Diretoria de Meio Ambiente e Trânsito da Polícia Militar

O secretário de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável de Minas Gerais, Adriano Magalhães, participou na manhã desta terça-feira (25/09) da abertura do 6º Encontro da Comunidade de Meio Ambiente e Trânsito da Polícia Militar de Minas Gerais (PMMG). O encontro acontece de 25 a 27 de setembro, no Hotel Fazenda Balneário das Pedras em Itabirito e tem como objetivo informar, analisar e discutir questões relativas ao policiamento especializado, estabelecendo metas e propondo melhorias para 2013.

Adriano Magalhães reafirmou a importância do trabalho conjunto desenvolvido pela Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Semad) e a Diretoria de Meio Ambiente e Trânsito da Polícia Militar de Minas Gerais (Dmat). “Estamos diante de uma significativa parceria. Nosso esforço é trabalhar continuamente para a melhoria da qualidade ambiental em Minas Gerais”, disse.

O secretário apresentou aos oficiais e praças presentes na abertura do evento os programas e ações desenvolvidos pela Semad e ressaltou a necessidade da continuidade do apoio dado pela Dmat. Magalhães destacou o combate aos incêndios florestais no Estado e o Plano de Ação lançado em 2012, que tem como principal objetivo reduzir as causas e os riscos de propagação do fogo nas unidades de conservação estaduais. “Já avançamos bastante e queremos diminuir este ano em 50% a área queimada, com relação ao ano anterior”, frisou.

Fotos: Janice Drumond/Ascom Sisema
-dsc3171
Mesa de abertura do 6º Encontro da Comunidade de Meio Ambiente e Trânsito da PMMG

O secretário citou o exemplo exitoso de revisão dos limites no Parque Estadual do Papagaio, que, com a participação das comunidades locais conseguiu redefinir a área do Parque, compatibilizando a atividade econômica com a proteção ambiental. “Com esse trabalho conseguimos também reduzir drasticamente as ocorrências de incêndios na unidade de conservação”, afirmou.

Agendas
Adriano Magalhães abordou também das ações desenvolvidas na agenda azul como o Projeto para revitalização das bacias do rio Doce, Paraopeba e Mogi-Guaçu/Pardo e o Projeto Meta 2014 para revitalização da bacia do rio das Velhas; na agenda verde com o Plano de Governo para incentivo às florestas plantadas, apertando o cerco ao desmatamento no estado; na agenda marrom com o Projeto Estratégico para mitigação e adaptação às mudanças climáticas.  mesa de abertura do 6º Encontro da Comunidade de Meio Ambiente e Trânsito da PMMG

Os avanços já alcançados também foram apontados pelo secretário, tais como a Lei de Compensação Ambiental, que prevê recursos de até R$ 600 milhões para aplicação na regularização fundiária das unidades de conservação nos próximos anos; o lançamento do SisemaNet em novembro, que possibilitará uma redução de 60% no atendimento feito no balcão das Superintendências Regionais de Regularização Ambiental, com a emissão de documentos feitos pela internet e a utilização de dados do Zoneamento Ecológico Econômico nos processos de licenciamento, tornando-o uma ferramenta estratégica importante de política pública e tomada de decisão para o governo. “Precisamos transformar o processo de regularização em uma ferramenta de melhoria da qualidade ambiental, fazendo com que empreendimentos importantes economicamente sejam sustentáveis”, disse.

Homenagem
Na oportunidade Adriano Magalhães recebeu do diretor da Dmat, Coronel Leonardo Linhares, uma homenagem, com a entrega do Certificado de Amigo e Colaborador da Diretoria de Meio Ambiente e Trânsito. “Diante de tantos desafios aqui apresentados, temos a certeza de que, com a grande relevância que a Polícia Militar tem na gestão ambiental no Estado, devido à sua proximidade com as comunidades, além de sua grande capilaridade, poderemos contar com a contínua colaboração dessa corporação”, finalizou.

-dsc3236
Adriano Magalhães recebe do diretor da Dmat, Coronel Leonardo Linhares, o Certificado de
Amigo e Colaborador da Diretoria de Meio Ambiente e Trânsito