Ir para o menu| Ir para Conteúdo| Acessibilidade Alternar Contraste | Maior Constraste| Menor Contraste

Secretário inaugura Marco Zero e Museu da Rota Lund

PDFImprimirE-mail

O secretário de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável de Minas Gerais, Adriano Magalhães, inaugurou na manhã da última sexta-feira (21/09), durante a abertura do Simpósio Internacional Peter W. Lund, o Marco Zero da Rota Lund. Com a presença da princesa da Dinamarca, Mary Elizabeth, o Museu da Puc Minas foi instaurado como marco zero do projeto de turismo científico Rota Lund, que percorrerá o caminho feito pelo paleontólogo.

“Hoje cumprimos uma etapa importantíssima. Com esse Projeto tão significativo para Minas Gerais, idealizado pelo professor Cástor Cartelle e concretizado pelo Governo de Minas, queremos mostrar a história marcada pelo trabalho de Peter Lund”, disse o secretário.

Fotos: Janice Drumond/Ascom Sisema
-dsc3069
O secretário Adriano Magalhães durante seu pronunciamento no auditório do Museu de
Ciências Naturais da Puc Minas


O curador da coleção de paleontologia da Puc Minas, Cástor Cartelle, ressaltou o trabalho desenvolvido pelo Paleontólogo. "Peter Lund é o mais brasileiro dos dinamarqueses, o maior elo entre a Dinamarca e o Brasil", disse. Ele ressaltou a lealdade de Lund com a Dinamarca, com a família e com os moradores de Lagoa Santa. "Assim como Lund foi leal, creio que nossa pátria será melhor quanto mais cidadãos leais iguais a ele existirem", frisou.

-dsc3077
A vice-reitora da Puc Minas, Patrícia Bernardes, o secretário Adriano Magalhães e a Princesa
Mary inauguraram o Marco Zero da Rota Lund

O objetivo do Projeto Rota das Grutas Peter W. Lund é promover, por meio do turismo, um circuito que percorrerá o caminho feito por Peter Lund, integrando o Museu de Ciências Naturais da Puc Minas, o Parque Estadual do Sumidouro e as Grutas da Lapinha (Lagoa Santa), Rei do Mato (Sete Lagoas) e a de Maquiné (Cordisburgo). O circuito representa também uma oportunidade de levar conhecimento cultural da região cárstica, a história de Minas Gerais e suas contribuições para a ciência global aos turistas, pesquisadores e estudantes que por ele passarem. “Neste dia, quando comemoramos também o dia da árvore, assumimos o compromisso de na Gruta de Maquiné, em Cordisburgo, realizarmos as obras necessárias para também reverenciarmos Guimarães Rosa, valorizando nosso sertão e colocando-o no lugar que merece”, completou.

Museu Peter Lund – Na parte da tarde o secretário participou da inauguração do Museu de território, inspirado na trajetória de Lund pela região de Lagoa Santa. O Museu Peter Lund compreende todo o Parque do Sumidouro, onde foi construída a sede ao lado da Gruta da Lapinha. Na sede do Museu estão reunidos fósseis descobertos por Lund no século XIX, durante suas pesquisas na região de Lagoa Santa. O governo da Dinamarca cedeu a Minas, em comodato, por três anos, 82 fósseis encontrados pelo naturalista e que teriam sido enviados àquele país em 1846. As peças estavam no Museu de História Natural dinamarquês.

-dsc3048
O secretário de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, Adriano Magalhães,
o prícipe Frederik André Henrik Christian, a princesa Mary Elizabeth e o governador Antônio
Anastasia durante a solenidade

As peças compreendem um conjunto de pequenos fósseis, como pedaços de ossos de dedos, patas, dentes e costelas, de animais como anta, preguiça, tamanduá, raposa, puma, porco, tigre-dente-de-sabre e tatu gigante, espécies que viveram na região há cerca de 10 mil anos. Entre eles estão 30 ossos de homens pré-históricos encontrados por Lund. São peças de relevância por se tratarem dos primeiros fósseis de homem pré-histórico encontrados nas Américas.

O prédio que abriga a sede do Museu Peter Lund possui 1.850 mil metros quadrados e será um espaço destinado à conscientização da importância histórica e cultural do carste de Lagoa Santa. Dispõe de duas salas para que o visitante tenha conhecimento dos planos de manejo do parque e espeleológico, além de salas multiuso e de exposição, sendo uma delas dedicada ao acervo vindo da Dinamarca, espaço para reserva técnica, conservação e restauro de obras, café e loja.

-dsc3134
Museu Peter Lund

SEMAD|

Rodovia João Paulo II, 4143, Bairro Serra Verde - CEP 31630-900