Ir para o menu| Ir para Conteúdo| Acessibilidade Alternar Contraste | Maior Constraste| Menor Contraste

IEF abre Semana Florestal com celebração dos 50 anos da instituição

PDFImprimirE-mail

A abertura oficial da Semana Florestal de 2012 pelo Governo de Minas aconteceu nesta quarta (19/09), em Belo Horizonte, com a solenidade e o seminário em homenagem aos 50 anos de criação do Instituto Estadual de Florestas (IEF). A data é alusiva ao dia da Árvore, celebrado no dia 21 de setembro e, este ano, tiveram como tema o aniversário da autarquia.

Na solenidade, foram entregue certificados a 14 proprietários que transformaram suas propriedades em Reservas Particulares do Patrimônio Natural (RPPNs). Eles representaram todos os cidadãos que, em 2012, somaram-se aos esforços para proteção da natureza no Estado. Minas Gerais mantêm-se como o Estado com maior número de reservas do tipo no Brasil. Ao todo, existem 185 RPPNs estaduais que asseguram a proteção de 90.445,69 hectares.

Também foi lançada a segunda fase do trabalho de elaboração do Plano Estadual de Protec?a?o a? Biodiversidade. Nesta etapa, serão realizadas dez oficinas regionalizadas para apontar as particularidades e propor diretrizes e programas para a conservação e uso sustentável da biodiversidade. Os documentos elaborados nessas oficinas comporão, ao final, o documento do Plano Estadual de Proteção à Biodiversidade, previsto para ser concluído no segundo semestre de 2013. As oficinas regionais do Plano Estadual de Proteção a Biodiversidade foram distribuídas de acordo com as bacias hidrográficas do Estado. Estarão reunidos representantes de Ongs, universidades, sindicatos rurais, setor produtivo, instituições privadas, cooperativas, associações e comunidades tradicionais.

O Plano de Incentivo a Aquisição e Plantio de Florestas de Produção de Base Sustentável foi outro instrumento apresentado pelo IEF no evento e aborda questões relativas à Reposição Florestal. O objetivo do estudo é diminuir o consumo de produtos e subprodutos oriundos de formações vegetacionais nativas. O Plano integra a Politica Estadual de Fomento Florestal, juntamente com o Plano de Fomento Florestal com foco no Desenvolvimento Local Sustentável.

O estudo é uma das ferramentas disponibilizadas pelo Governo de Minas para o cumprimento do estabelecido pela Lei Estadual nº 18.365 que, em 2009, alterou a Lei Estadual nº 14.309, publicada em 2002. A norma estabelece a redução gradual do consumo de produtos e subprodutos florestais provenientes das matas nativas pelas empresas até atingir o máximo de 5% a partir 2018. O Plano incorpora ainda as medidas definidas pelo Decreto 45.919, de 02 de março, que regulamenta aos mecanismos para reposição florestal no Estado, reforçando a proteção das matas nativas do Estado.

Já o Plano Estratégico da Cadeia do Carvão, apresentado pela equipe da Secretaria de Estado de Meio Ambiente Desenvolvimento Sustentável, tem o objetivo de elaborar um plano estratégico da cadeia produtiva do produto em Minas Gerais. A intenção é que estimular o fomento Florestal e redesenhar o processo de autorização, controle e fiscalização nas etapas da produção, transporte e consumo do carvão.

Publicações

O professor da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais, Cástor Cartelle, realizaou o pré-lançamento do livro Das grutas à luz: os mamíferos pleistocênicos de Minas Gerais. O leitor encontrará uma lista de trabalhos que, direta ou indiretamente, se relacionam com a paleontologia dos mamíferos mineiros. O título faz referência aos mamíferos fósseis de Minas Gerais, cuja maioria ficou por milhares de anos no interior das grutas na bacia do rio das Velhas.

Também foi lançada a coleção de cartões postais da série Unidades de Conservação que é um dos produtos da coleção Parques de Minas, para divulgação das unidades de conservação estaduais como destino turístico. Os 20 postais trazem imagens de Parques, Monumentos Naturais, Estações Ecológicas e outras categorias de unidades de conservação existentes em Minas Gerais e administradas IEF.

A Associação Integrada dos Servidores Públicos do Meio Ambiente e Correlatos de Minas Gerais (Asiverde) lançou seu novo website. Completamente reformulado, trará mais informações, imagens e serviços para o associado e para todos os funcionários do IEF. A grande novidade será o espaço dedicado à história da instituição. “Temos um grande acervo de fotos e informações sobre a criação do IEF e iremos publicar todo esse material para garantir que a história da instituição mantenha-se viva”, refletiu o presidente da Asiverde, Romildo Borges do Amaral. O endereço do site é www.asiverde.com.br

Celebração

Na solenidade, o secretário de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, Adriano Magalhães, destacou que as ferramentas apresentadas são essenciais para a gestão ambiental. Para ele, as medidas auxiliam a garantir a redução da supressão de vegetação nativa aliadas ao estímulo desenvolvimento do Estado. “Fala-se muito na abertura de novas áreas de produção e não se aproveitam áreas já utilizadas pelo homem e abandonadas”, avaliou.

Para o secretário, as celebrações dos 50 anos do IEF são o momento ideal para reconhecer a importância da instituição e da própria gestão ambiental em Minas. “O conhecimento é a base de qualquer instituição e o Instituto tem fundações poderosas”, enfatizou.

Fotos: Janice Drumond/Ascom Sisema
-dsc3145
O secretário Adriano Magalhães destacou o conhecimento como a base de todas as instituições

O diretor-geral do IEF, Marcos Affonso Ortiz Gomes, observa que o IEF surgiu antes das leis ambientais e do próprio movimento hippie que, nos anos 1970, levantou a bandeira da defesa da natureza. “Celebrar os 50 anos da instituição é uma conquista da sociedade mineira e da gestão ambiental”, afirma. “Hoje em dia, o que fazemos é usar o saber antigo dos técnicos da instituição para reanimar e continuar o trabalho, celebrando o que foi feito e o que ainda será”, completou.

Homenagens

Na comemoração dos seus 50 anos de criação, o IEF homenageou 17 personalidades que contribuíram para a formação da autarquia. Os homenageados representam cada um dos 13 Escritórios Regionais, as três diretorias técnicas na sede e mais um indicado pela Asiverde. “Os principais critérios para escolha foram o trabalho desenvolvido e o tempo de serviço na instituição”, explicou a vice-diretora-geral do IEF, Adriana Francisca da Silva.

O mais antigo no IEF entre os homenageados, o engenheiro agrônomo José do Carmo Neves destacou o trabalho os 50 anos que atuou na instituição que, segundo ele, exigiram muita luta. “Por sorte, nossas emoções sobrevivem às nossas ações”, afirmou. “Se não foi possível fazer tudo, fizemos o que estava ao nosso alcance”, completa. Aos 84 anos, Neves dedicou agradecimento especial à esposa Elza que, segundo ele, o permitiu alcançar tudo que conquistou no IEF. “Na dedicação ao trabalho, deixei um pouco de lado a família”, disse, emocionado.

-dsc3241
O diretor-geral do IEF, Marcos Affonso Ortiz Gomes, o homenageado, o engenheiro agrônomo
José do Carmo Neves, a vice-diretora do IEF, Adriana Francisca da Silva e o o presidente da Asiverde,
Romildo Borges do Amaral

José do Carmos Neves atualmente está aposentado, após 53 anos dedicados a vida pública, sendo que 24 deles ao IEF. Foi presidente do Instituto no período de 1973 a 1979, época de estruturação do órgão, da criação do Copam e das primeiras iniciativas que resultaram no atual Sisema. Foi ainda diretor de Pesquisa e Desenvolvimento Florestal (hoje DDCF), de 1992 a 1996 e assessor da mesma diretoria entre 1997 e 2011.

Lista de homenageados

• Valdique Pinheiro Alves - Regional Alto Jequitinhonha

• José Nunes Cardoso - Regional Alto Médio São Francisco

• Olemar Sebastião Caixeta - Regional Alto Paranaíba

• José Vital de Souza - Regional Centro Norte

• Rogério Cardoso de Miranda - Regional Centro-Oeste

• José Vieira de Jesus - Regional Centro-Sul

• Eularindo Lopes Duarte - Regional Mata

• Paulo Antonio Heisler Vidal - Regional Norte

• Djalma Mendes Crispim - Regional Nordeste

• Gladystone Alves Magalhães - Regional Noroeste

• Jair Ferreira da Cruz - Regional Rio Doce

• Mércia Torres Moura Reis - Regional Sul

• Marina Lígia de Oliveira Rocha - Regional Triângulo

• Elcio Rogério de Castro Mello – Sede/DIAP

• Vergílius Maro Clemente – Sede/DDCF

• José Medina da Fonseca - Sede/DPBIO

• José do Carmo Neves - ASIVERDE

SEMAD|

Rodovia João Paulo II, 4143, Bairro Serra Verde - CEP 31630-900