Governo de Minas comemora Semana Florestal

Minas Livre de Gaiolas marcou início das atividades que se encerrarão com a inauguração do Museu Peter Lund

O Governo de Minas iniciou neste sábado, 15 de setembro, as comemorações da Semana Florestal de 2012. Os eventos alusivos ao Dia da Árvore, celebrado no dia 21, terão como tema este ano, os 50 anos do Instituto Estadual de Florestas (IEF), órgão que integra o Sistema Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Sisema).

No dia 15, foi lançado, no Parque Municipal Mangabeiras, em Belo Horizonte, o projeto Minas Livre de Gaiolas. A atividade, que se estendeu pelo dia 16, teve o objetivo de educar e conscientizar os cidadãos, mostrando os riscos de se manter uma ave em cativeiro e os prejuízos causados ao meio ambiente por essa atitude, bem como a possibilidade de se conviver com as aves em liberdade. Cerca de 300 aves, a maior parte delas papagaios, foram entregues pela população.

O projeto é uma iniciativa da Defensoria Pública do Estado de Minas Gerais, com o apoio do Sisema, do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e Recursos Naturais Renováveis (Ibama), do Ministério Público Federal, Ministério Público do Estado de Minas Gerais, da Polícia Militar de Minas Gerais, do Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais, da Secretaria de Estado de Educação e das Secretarias Municipais de Meio Ambiente e de Educação de Belo Horizonte.

Já no dia 19, às 9h30, será realizada a solenidade de abertura da Semana Florestal no Centro Mineiro de Referência em Resíduos, em Belo Horizonte. Serão apresentados o Plano Estadual de Proteção à Biodiversidade, o Plano Estratégico da Cadeia do Carvão, ferramentas e instrumentos adotados pelo Governo de Minas na gestão dos recursos naturais do Estado. Também serão entregues os certificados de proprietário de Reserva Particular do Patrimônio Natural (RPPN).

No período da tarde, será realizado um Seminário em comemoração aos 50 anos do IEF. No evento, serão apresentados os trabalhos que a Instituição vem desenvolvendo, especialmente após janeiro de 2011, quando a Lei Delegada 180, alteraram a estrutura do Instituto e de todo o Sisema. Durante a atividade, serão homenageados os funcionários do Instituto que contribuíram para a construção da autarquia, que foi criada em 05 de janeiro de 1962.

Vídeovigilância
No dia 20 de setembro será inaugurado o sistema de Videovigilância no Parque Estadual Serra do Rola Moça, localizado na Região Metropolitana de Belo Horizonte. Por meio de moderna tecnologia, serão captadas imagens de quase toda a extensão da Unidade de Conservação (UC) permitindo visualização rápida de um incêndio, ainda na fase inicial, e ainda a identificação de incendiários.

Por meio de uma parceria com o Sindicato da Indústria Mineral do Estado de Minas Gerais (Sindiextra), com investimentos de R$ 300 mil, serão instaladas quatro câmeras a 15 metros de altura, em pontos estratégicos do parque, além de uma central de monitoramento.

As câmeras, que têm rotação de 360 graus e zoom ótico capaz de aumentar a imagem em até 36 vezes, serão controladas pela central. As imagens serão transmitidas por uma da rede de rádio de alta capacidade e disponibilizadas em uma tela plana de 32 polegadas. Será fornecido, ainda, um link de Internet que permite o acesso às imagens de qualquer outro local por pessoas autorizadas.

Com o novo sistema, haverá melhora na abrangência das câmeras, que têm raio de alcance de quase 10 quilômetros e vão cobrir quase toda extensão do Parque. Graças à melhor resolução dos equipamentos, será possível a identificação de incendiários.

Inauguração do Museu Peter Lund
No dia 21 de setembro, será inaugurado o Museu Peter Lund, museu de território inspirado na trajetória do naturalista dinamarquês Peter Wilhelm Lund (1801-1880) pela região de Lagoa Santa. O Museu Peter Lund compreende todo o Parque do Sumidouro, aonde foi construído uma sede, ao lado da Gruta da Lapinha, que reunirá fósseis descobertos por Lund na região cárstica de Lagoa Santa, cedidos pelo Governo da Dinamarca.

O acervo cedido pelo Museu de História Natural da Dinamarca é composto por fósseis que foram encontrados por Peter Lund, no século 19, durante suas pesquisas na região cárstica de Lagoa Santa, cujas características geológicas favorecem o aparecimento de grutas e cavernas.

O prédio que abrigará a sede do Museu Peter Lund possui 1.850m2 e pretende ser um espaço destinado à conscientização da importância histórica e cultural do carste de Lagoa Santa. Dispõe de duas salas exclusivas para que o visitante tenha conhecimento dos Planos de Manejo do Parque e Espeleológico; sala multiuso para projeção de filmes, realização de palestras e workshops; salas de exposição sendo um delas dedicadas especialmente destinada ao acervo do Museu de História Natural da Dinamarca, espaço para reserva técnica, conservação e restauro de obras, café e loja.

O Museu Peter Lund integra a ‘Rota das Grutas Peter Lund’, um projeto estratégico intersetorial do Governo de Minas, realizado pelas Secretarias de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, de Cultura e de Turismo, entre outras, além de parceiros externos. O objetivo é promover o desenvolvimento regional por meio do turismo, com a estruturação de um roteiro turístico nacional e internacional, único e singular, pautado em elementos naturais e culturais da região cárstica nos municípios que englobam a Rota das Grutas de Lund (Belo Horizonte, Lagoa Santa, Pedro Leopoldo, Sete Lagoas e Cordisburgo).

MUSEU PETER LUND / PARQUE ESTADUAL DO SUMIDOURO
Ingresso: R$ 15,00 (quinze reais), que dá direito também à visitação na Gruta da Lapinha
Horário de funcionamento: De terça a domingo - de 9h às 16h30
Endereço: Estrada Campinho Lapinha, km 6 – Lagoa Santa