Minerações são convocadas para regularização ambiental

fiscalizacao2No terceiro dia de atuação da Operação Médio Jequitinhonha, do Comitê Gestor de Fiscalização Ambiental Integrada (CGFAI), quatro empreendimentos de extração de granito tiveram suas atividades suspensas pelo não cumprimento da legislação ambiental.

Foram visitados 14 empreendimentos, nesta quarta-feira (18), totalizando 34 mineradoras fiscalizadas nesta semana. As equipes de fiscalização são formadas por técnicos ambientais, policiais militares, policiais civis e técnico do DNPM. As fiscalizações têm como objetivo a regularização ambiental das atividades de mineração, que quando desenvolvidas fora das normas causam degradações ambientais como o comprometimento de nascentes, o assoreamento em cursos d´água e o desmate em área de preservação permanente (APP). O foco da Operação Médio Jequitinhonha é a melhoria da qualidade ambiental.

Em algumas minerações as atividades estavam paralisadas por iniciativa do empreendedor. Nestas, as equipes realizaram a vistoria e encaminharão a notificação posteriormente. Todos os empreendimentos que se encontram em situação irregular estão sendo convocados à regularização. Durante a operação os empreendedores podem se dirigir à coordenação, que tem como base o quartel da Polícia Militar de Minas Gerais, no município de Itaobim.

Foi visitada, ainda, uma carvoaria, na cidade de Medina, que foi notificada a comparecer para apresentar documentos, além da apreensão de cerca de 70 pássaros nativos brasileiros, mantidos em cativeiro, nas cidades de Medida e Itingá.

Fonte: Ascom Sisema