Secretário adjunto de Meio Ambiente recebe a Medalha do Dia do Estado de Minas Gerais

O secretário adjunto de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, Danilo Vieira Junior, foi agraciado ontem, terça-feira (16), com a Medalha do Dia do Estado de Minas Gerais. A homenagem aconteceu em Mariana durante as comemorações do Dia de Minas, ocasião em que a capital do Estado é transferida para esta cidade.

A cerimônia foi presidida pelo governador Antônio Anastasia, que na ocasião assinou o decreto transferindo, simbolicamente, a capital para Mariana, primeira cidade e capital de Minas, que neste ano comemora 316 anos de fundação. Durante a solenidade 50 personalidades e instituições foram agraciadas.

Para Danilo Vieira, estar entre as 50 personalidades que contribuíram para o desenvolvimento do Estado é o coroamento do trabalho que vem sido desenvolvido por ele e pela equipe do Sisema. “Receber uma medalha concedida no Dia de Minas e instituída pela Constituição Estadual é uma honra”, ressaltou.

História

Em 16 de julho de 1977, durante sessão solene comemorativa do 281º aniversário de Mariana, o professor Roque José Camêllo propôs a instituição, como data cívica estadual, do Dia do Estado de Minas Gerais. O projeto recebeu o apoio de acadêmicos, autoridades municipais e da comunidade de Mariana.

No mesmo dia, em 1979, no 283º aniversário da cidade, foi pedido apoio ao governador Francelino Pereira para o projeto que declarava o 16 de Julho como o Dia do Estado de Minas Gerais. A Lei Estadual instituiu a data comemorativa. Em 1980, o prefeito Jadir Macedo sancionou a Lei Municipal 561, instituindo a Medalha do Dia do Estado de Minas Gerais.  A Constituição do Estado, promulgada em 1989, instituiu a data como Dia de Minas, bem como o 8 de dezembro como Dia dos Gerais.

Janice Drumond/Ascom Sisema
danilo-12