Semad realiza semana de Prevenção a Incêndios em diversas regiões do estado

A Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável promove, de 3 a 6 de julho, atividades voltadas para a educação ambiental e a prevenção de incêndios florestais em diversas regiões do estado. As ações fazem parte do Plano de Ação para Prevenção e Combate a Incêndios Florestais 2012, lançado em maio deste ano.

De 3 a 6 de julho acontecerá Caravana Ambiental no Parque Estadual Lapa Grande, no Norte do estado. A ação visa sensibilizar e conscientizar alunos de escolas primárias, de níveis Fundamental e Médio, bem como a comunidade do entorno da UC sobre os prejuízos que os incêndios causam à biodiversidade.

Além disso, a caravana vai destacar a importância da preservação do meio ambiente e incentivar a participação da comunidade na busca integrada de solução dos problemas referentes ao uso incorreto do fogo. Na ocasião será apresentado o trabalho desenvolvido pela Força Tarefa Previncêndio por meio de cartilhas informativas, folders, cartazes, brindes, slides e filmes.

No dia 4 de julho, o trabalho será na Área de Proteção Ambiental (APA) Cachoeira das Andorinhas, localizada em Ouro Preto. A atividade será realizada junto às comunidades da região, com foco nos produtores rurais que vivem no entorno das UCs. Por meio de encontros e seminários, serão divulgadas informações técnicas referentes à queima controlada e apresentados os projetos de manejo do solo e fomento social e florestal, como o Bolsa Verde.

Até o dia 6 de julho haverá visita preventiva no Parque Estadual da Serra do Limoeiro e na APA Cachoeira das Andorinhas. Tal visita, que começou a ser realizada no dia 2, tem o objetivo de conscientizar a comunidade da região a não usar o fogo como forma de limpeza de terrenos, renovação de pastagens e outros. Visa, ainda, diagnosticar e identificar áreas que venham apresentar riscos de ocorrências de incêndio.

Nos dias 5 e 6 de julho será realizado o simulado de combate a incêndios florestais na região do Alto Médio São Francisco, onde estão localizados a APA Pandeiros e o Refúgio da Vida Silvestre do Rio Pandeiros. A ação tem como meta alinhar os procedimentos para o combate às queimadas.

Paralelamente, serão realizadas blitze preventivas e educativas em algumas rodovias do estado. No dia 5 o foco é na MG 010, próximo à Cidade Administrativa de Minas Gerais, no posto da polícia rodoviária estadual e na MG10, sentido Serra do Cipó, antes da ponte do rio das Velhas. Já no dia 6, as ações serão na BR040, próximo à Estação Cercadinho, e também na BR 040, na entrada do bairro Jardim Canadá.

Outra atividade será a de panfletagem, realizada entre os dias 5 e 8 de julho, durante a 7 ª feira de Agricultura Familiar de Minas Gerais. O objetivo é o de atingir o público que desenvolve atividades rurais, como os pequenos agricultores, e tem o objetivo de dar informações educativas sobre o uso do fogo e o risco de queimadas. Também será ministrada palestra sobre o Previncêndio, no dia 5 de julho, no município de Capelinha, durante a 3ª Semana Integrada de Prevenção e Combate a Incêndios, promovida pela empresa Aperam Bioenergia.

A Semana de Prevenção a Incêndios foi oficialmente aberta durante o Seminário de Prevenção e Combate a Incêndios Florestais realizado no dia 29 de maio, em Diamantina, na Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri. O evento contou com a participação de servidores e prestadores de serviço da Semad, parceiros da secretaria bem como da sociedade civil organizada e organizações não governamentais.