Operação CGFAI suspende dois empreendimentos

A Operação Médio Jequitinhonha, do Comitê Gestor de Fiscalização Ambiental Integrada (CGFAI), fechou o seu segundo dia de atividades com 20 empreendimentos de mineração fiscalizados. O objetivo da Operação é coibir a exploração ilegal de granito com base na degradação ambiental provocada pela mesma. Os empreendimentos que estiverem em situação irregular serão convocados para regularizarem sua situação perante aos órgãos de meio ambiente.

Dois empreendimentos tiveram suas atividades suspensas, ambos não possuíam licença ambiental e um deles estava com a guia de utilização expedida pelo Departamento Nacional de Produção Mineral (DNPM) vencida.

A Polícia Militar de Minas Gerais (PMMG) apreendeu exemplares de plantas endêmicas da região, que serão reinseridos no seu habitat natural. Houve também a preensão de pássaros, tarrafas, redes, gaiolas e alçapões. Uma pessoa foi presa em flagrante por porte ilegal de armas Um caminhão de carvão e quatro veículos que transportavam bovinos estão retidos em um posto da Polícia Rodoviária Federal e serão autuados pela Polícia Ambiental.

Médio Jequinhonha

A região do Médio Jequitinhonha é constituída por 18 municípios. Sendo a extração de granito uma das principais atividades. A operação busca constatar e reverter as principais irregularidades causadas pela atividade, que são o comprometimento de nascentes, o assoreamento em cursos d´água e o desmate em área de preservação permanente (APP).

Fonte: Ascom Sisema

18/04/2007