Oficina capacita professores da região de abrangência do Projeto Estratégico Meta 2014

A Diretoria de Extensão e Educação Ambiental da Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável de Minas Gerais (Semad), realizou, nos dias 26 e 27 de Junho, paralela à Capacitação de Gestores Ambientais, promovida pela Gerência do Projeto Estratégico de Revitalização da Bacia do Rio das Velhas – Meta 2014, a oficina de capacitação para professores “Metodologias em Educação Ambiental no Ensino Formal”.

Com 15 horas de duração, o curso contou com a participação de cerca de 30 professores dos ensinos fundamental e médio, dos municípios pertencentes à região do Médio Rio das Velhas.  O objetivo da oficina é aprimorar professores e pessoas atuantes na área ambiental, para desenvolver o conteúdo de educação ambiental, formando e instruindo alunos e indivíduos da sociedade para as mudanças de posturas e hábitos com relação ao uso dos recursos ambientais, baseado no desenvolvimento sustentável.

De acordo com o analista ambiental da Semad e facilitador mestre da oficina, Ricardo Henrique Cottini, o desafio que a oficina apresenta é o de conscientizar a população, por meio de atividades de educação ambiental que promovam a sensibilização, a mobilização e a participação popular. “E para isso, a escola vem sendo um dos pontos de partida para conseguirmos alcançar esses objetivos”, disse.

Em dois dias de programação os participantes tiveram a oportunidade de fazer oficinas, realizadas com atividades lúdicas, vivências e dinâmicas de grupo, com os seguintes temas: Ecologia Interior; Percepção Ambiental - O local onde vivemos – Visão Global; Percepção Ambiental – A Bacia do Rio das Velhas - Ações no Ensino Formal e Atividades Interdisciplinares de Educação Ambiental. As oficinas foram ministradas pelo Analista Ambiental Ricardo Henrique Cottini e pela Analista e Pedagoga, cofacilitadora das oficinas, Rosângela Pereira dos Santos.

A professora da Escola Estadual Ministro Adauto Lúcio Cardoso, do município de Curvelo, ficou impressionada com o curso e frisou que os métodos passados vão ajudar muito na prática pedagógica dos professores que dele participaram. “Amei o curso porque foi muito dinâmico e mostrou de forma clara como transmitir esses conhecimentos para nossos alunos”, finalizou.