Semad promove evento para discutir o transporte de produtos perigosos em Minas

O secretário de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, Adriano Magalhães, participou, na manhã desta quarta-feira (27), da abertura do III Seminário de Transporte de Derivados de Petróleo e Outros Produtos Perigosos. Promovido pela Diretoria de Emergências Ambientais (Deamb), da Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Semad), o evento, realizado no auditório do Centro Mineiro de Referência em Resíduos (CMRR), em parceria com a Refinaria Gabriel Passos (Regap), da Petrobrás e da Essencis Soluções Ambientais, visa debater com os diversos segmentos que atuam na área de transporte rodoviário de produtos perigosos os impactos dos acidentes com danos ambientais. Na ocasião foi lançado o Mapa de Ocorrências de Acidentes Ambientais em Minas Gerais – Ano 2011.

Fotos: Janice Drumond/Ascom Sisema

-dsc1227
O secretário Adriano Magalhães em seu pronuciamento durante o III Seminário de Transporte de Derivados de
Petróleo e Outros Produtos Perigosos

Segundo Magalhães as estatísticas são preocupantes. “Em Minas registramos, praticamente, um acidente com carga perigosa a cada dois dias e meio”, alerta. Para ele, o seminário é oportunidade para que os participantes, representantes de diversos segmentos relacionados ao transporte de produtos contaminantes, discutam e estabeleçam metas a fim de reduzir ao mínimo possível os acidentes ambientais em Minas Gerais. “Em Minas Gerais a maioria do transporte é feito via malha rodoviária e esse é um dos gargalos do desenvolvimento do estado. É preciso que o  grupo presente neste seminário trabalhe nas causas dos acidentes, analise onde eles acontecem com mais frequência e defina quais recursos devem ser adotados para mudarmos isso”, afirmou.

foto3
Para o secretário Adriano Magalhães o evento deverá estabelecer metas a fim de reduzir o número de acidentes
ambientais em Minas Gerais

A subsecretária de Controle e Fiscalização Ambiental Integrada, Marília Melo, destacou a posse da Comissão de Prevenção, Preparação e Resposta Rápida às Emergências Ambientais (P2R2), que aconteceu na terça-feira (26). A P2R2 prevê uma atuação preventiva, tendo como foco a diminuição de acidentes, a minimização dos impactos ambientais à população e ao meio ambiente, a partir da preparação para uma resposta rápida e a diminuição dos custos para corrigir os danos decorrentes desse tipo de acidente “Esse é um momento histórico de trabalho em emergência ambiental. Nosso foco tem sido trabalhar na prevenção a fim de minimizar as ocorrências, mas também temos nos preparado para atendermos de forma ágil aquelas que forem registradas”, informou.

Durante a solenidade de abertura, a diretora de Emergências Ambientais da Semad, Patrícia Sena Coelho, apresentou o Mapa de Mapa de Ocorrências de Acidentes Ambientais em Minas Gerais – Ano 2011. O levantamento revela que, no ano passado, a diretoria recebeu 151 comunicados de ocorrências envolvendo acidentes no transporte de produtos perigosos. “Percebemos que há uma incidência marcante de acidentes rodoviários”, ressaltou.

De acordo com o estudo, das 151 notificações de sinistros, 132 foram registrados em rodovias que cortam o estado, o que corresponde a 87,42% do total. Desses, 60 aconteceram na BR381, oito foram na BR116, oito na BR262 e seis na BR040. “O mapa nos revela, ainda, que de 2004 a 2011 a maioria dos acidentes também aconteceu na BR381. Por isso, fica claro que nosso foco de trabalho tem que ser voltado para essa via”, alerta Patrícia. Os demais registros foram feitos em ferrovias e indústrias.

O evento contou com o apoio da Anglo Gold Ashanti, Suatrans/Cotec, distribuidoras Rio Branco e Zema, além da parceria do Ministério do Trabalho e Emprego (MPTE), Secretaria de Estado de Saúde (SES), Polícia Rodoviária Federal (PRF), Corpo de Bombeiros e Defesa Civil. Participam do seminário, além de servidores públicos de diversos órgãos que atuam com emergências ambientais, as bases distribuidoras de derivados de petróleo, outras empresas que transportam, manipulam, produzem e armazenam produtos e resíduos perigosos e outros interessados no assunto.

Programação

Durante o seminário foram discutidos três temas principais: órgãos públicos e a prevenção dos acidentes ambientais; prevenção para redução de riscos à saúde e a gestão de transporte rodoviário de produtos perigosos.

Para esta quinta-feira (28), último dia de evento, estão previstas discussões sobre riscos ambientais e prevenção nas empresas; ações preventivas para o período chuvoso e a importância para o preparo de respostas rápidas nos atendimentos aos acidentes.

P2R2

Nesta terça (26/06), tomaram posse os integrantes da Comissão Estadual de Prevenção, Preparação e Resposta Rápida a Emergências Ambientais com Produtos Perigosos, a P2R2 Minas. São 42 representantes de organizações públicas e particulares que tem mandato até 2014.

A Comissão tem o objetivo de deliberar sobre os padrões, políticas e normas, regulamentares e técnicas, de prevenção, preparação e resposta rápida a acidentes ambientais com produtos perigosos, de forma integrada. O trabalho visa otimizar os recursos humanos, materiais e financeiros empregados na prevenção e atendimento aos acidentes.

Na solenidade de posse, a coordenadora de Emergência Ambiental do Ministério do Meio Ambiente, Mirian de Oliveira, destacou que Minas Gerais está a frente e com uma visão acertada sobre o enfoque corretivo adotado, o que contribui para aprimorar os sistemas de preparação de resposta. “Minas é o único Estado que faz as notificações imediatamente, o que é fundamental para que possamos fazer o mapeamento nacional e aprimorar as estratégias”, afirmou.

foto2
A coordenadora de Emergência Ambiental do Ministério do Meio Ambiente parabenizou o
Estado de Minas pela eficiência na rapidez das notificações.