Ir para o menu| Ir para Conteúdo| Acessibilidade Alternar Contraste | Maior Constraste| Menor Contraste

Hotsite apresenta ações de Minas para a Rio+20

PDFImprimirE-mail

Todas as informações sobre os projetos ações do Governo de Minas alinhados aos temas que serão discutidos na Rio+20 estão disponíveis para consulta na internet, no endereço www.minasmais20.mg.gov.br 


O hotsite contém dados sobreas ações sobre conservação de biomas, biodiversidade, recursos hídricos, bem como sobre as medidas que vem sendo tomadas para conter os efeitos das mudanças climáticas. Também são abordadas as interfaces da questão ambiental com outras áreas, como economia verde, crescimento urbano, desenvolvimento rural sustentável , cultura e saúde, dentre outros. As informações estão disponíveis na forma de textos objetivos e vídeos, bem como links para as instituições responsáveis pelas ações.

O Estado de Minas Gerais participa da Delegação Brasileira com dez representantes do Sistema Estadual de Meio Ambiente (Sisema), da Secretaria de  Estado de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (Sects), da Secretaria de Estado para o Desenvolvimento dos Vales do Jequitinhonha, Mucuri e Norte de Minas (Sedvan), da Secretaria de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Seapa), da Fundação Centro Internacional de Educação, Capacitação e Pesquisa Aplicada em Águas Unesco (Hidroex) e da Comissão de Meio Ambiente da Assembleia Legislativa de Minas Gerais.

O Governo de Minas conta também com um estande, montado no Parque dos Atletas. O espaço foi desenvolvido com materiais sustentáveis como o piso reciclado, feito com material composto por 70% de caixinha longa vida reciclável, 30% de fibras vegetais, plástico e outros reciclados, além da cobertura das paredes feita de pastilha de coco, obtida pela casca do coco.

Com 100 m2 o estande apresenta aos visitantes os mesmos temas do hotsite. Alguns projetos merecem destaque no estande mineiro, como o  Programa Ambientação, de educação ambiental em prédios públicos de MG, que oferece quatro jogos interativos; o Pólo de Excelência em Inovação Ambiental, que visa atender o desafio da diversificação da economia mineira via inovação ambiental e o Projeto de Inclusão Produtiva, por meio do assessoramento e qualificação profissional de empreendimentos individuais, familiares e coletivos das cadeias produtivas da reciclagem, confecção, alimentos, artesanato e o setor de serviços autônomos. 

A Conferência das Nações Unidas sobre Desenvolvimento Sustentável (Rio + 20) acontece de 20 a 22 de Junho no Centro de Convenções Riocentro, no Rio de Janeiro. O evento terá a presença de chefes de Estado e de Governos do mundo inteiro e marca o 20o aniversário da Conferência das Nações Unidas sobre Meio Ambiente e Desenvolvimento realizada no Rio de Janeiro em 1992 e o 10o aniversário da Cúpula Mundial sobre Desenvolvimento Sustentável promovida em Johanesburgo em 2002.

SEMAD|

Rodovia João Paulo II, 4143, Bairro Serra Verde - CEP 31630-900