Semad participa de discussões sobre Rio +20 no Sustentar 2012

A subsecretária de Controle e Fiscalização Ambiental Integrada da Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Semad), Marília Melo, apresentou, na tarde desta quarta-feira (23), durante 5º Fórum Internacional pelo Desenvolvimento Sustentável – Sustentar 2012, o alinhamento estratégico das ações e projetos do Governo de Minas Gerais frente aos temas d Rio +20. O objetivo da apresentação foi subsidiar debates sobre a conferência que acontece no próximo mês, no Rio de Janeiro.

Cerca de 120 pessoas assistiram à apresentação da subsecretária que explicou a importância da Rio +20. “A conferência tem os objetivos de assegurar um comprometimento político renovado para o desenvolvimento sustentável, avaliar o progresso feito até o momento e as lacunas que ainda existem na implementação dos resultados dos principais encontros sobre desenvolvimento sustentável, além de abordar os novos desafios emergentes”, afirmou.

Marília explicou que os temas preponderantes, que servirão como base para as discussões da conferência, são a economia verde e a governança ambiental. “A economia verde é um novo modelo econômico posto frente aos desafios ambientais e sociais enfrentados globalmente. Já na governança o eixo central de discussão é o fortalecimento e legitimidade da agenda ambiental no contexto institucional”, explicou.

Janice Drumond/Ascom Sisema
foto-marilia-1

Cerca de 120 pessoas assistiram a palestra da subsecretária

A subsecretária destacou, ainda, a importância do Draft Zero, extenso documento, que já vem sendo negociado pelos países membros da Organização das Nações Unidas (ONU) e que trata, entre outros assuntos, de questões e áreas prioritárias, temáticas e multissetoriais como segurança alimentar, água, energia, cidades, trabalhos verdes e inclusão social, mudanças climáticas, entre outros assuntos. “Esse é um documento preliminar e a conclusão dele acontecerá durante a Rio +20”, esclareceu.

Durante a apresentação, Marília apresentou, também, as ações do Governo de Minas alinhadas aos temas propostos para a conferência. “Trabalhamos, na secretarias de Estado,  diversos projetos relacionados aos temas água, mudanças climáticas, erradicação da pobreza, desenvolvimento rural sustentável, florestas e biodiversidade, economia verde e emprego verde, desenvolvimento urbano, entre outros. Todos tratados como programas prioritários de Governo”, destacou.

Janice Drumond/Ascom Sisema
foto-marilia-2

A subsecretária Marília contextualizou e falou sobre a importância da Rio+20 para a conjuntura atual

Os desafios para o Estado, segundo a subsecretária, é avançar nos binômios meio ambiente e sustentabilidade, água e floresta, economia de baixo carbono  gestão e execução. “Não há como desvincular meio ambiente e questões sociais, bem como não podemos esquecer que água e florestas são muito importantes para a biodiversidade”, afirmou.

Para o futuro, Marília afirmou que as perspectivas estão na melhoria da qualidade ambiental. “O meio ambiente é agenda estratégica do Estado”, garantiu a subsecretária. Ela afirmou, ainda, que o Governo de Minas está aproveitando o momento atual para avaliar como está posicionado em relação à política ambiental e como pode avançar. “Quando voltarmos da Rio+20, poderemos trazer resultados mais efetivos para a gestão ambiental e alinhá-los à nossa visão de longo prazo que é tornar Minas o melhor estado para se viver. Isso, claro, sem esquecer do tripé ambiental, econômico e social”, concluiu.