Ir para o menu| Ir para Conteúdo| Acessibilidade Alternar Contraste | Maior Constraste| Menor Contraste

Anastasia destaca qualidade ambiental das empresas mineiras

PDFImprimirE-mail


O governador Antonio Anastasia participou, nesta terça-feira (15/05), no Auditório Juscelino Kubitschek, na Cidade Administrativa, da solenidade de entrega do Prêmio Mineiro de Gestão Ambiental (PMGA), um reconhecimento às empresas que possuem práticas de gestão para preservar o meio ambiente e fomentar a sustentabilidade.

“A premiação destaca empresas que comprovaram a sua qualidade na gestão ambiental e a sua preocupação com as futuras gerações”, disse o governador Anastasia.

Receberam o Prêmio as empresas ArcelorMittal (Unidade Juiz de Fora), Cenibra (Belo Oriente) e Votorantim Metais Zinco S/A (Paracatu). Além do Prêmio, as empresas Votorantim e ArcelorMittal também conquistaram o “Troféu Destaque” pelos diferenciais nos quesitos criatividade, inovação e sustentabilidade.

Durante a solenidade, o chefe de Comunicações da Divisão de Desenvolvimento Sustentável do Departamento de Assuntos Econômicos e Sociais da ONU - Undesa, Nikhil Chandavarkar, entregou certificado de chancela das Nações Unidas ao Prêmio Mineiro de Gestão Ambiental. “O reconhecimento da ONU da seriedade deste Prêmio, através de um reconhecimento público, de um documento entregue aos responsáveis pelo Prêmio Mineiro de Gestão Ambiental, dá uma validade ainda maior ao Prêmio”, ressaltou Antonio Anastasia.

O governador destacou a gestão de qualidade na busca por resultados positivos e enalteceu as práticas ambientais. “Fico muito satisfeito que Minas Gerais, que tem na gestão não só pública, mas também das suas empresas privadas, da sociedade civil, um de seus grandes ativos, um patrimônio dos mineiros, também na área ambiental uma gestão que é exemplo para os outros estados do Brasil e também internacionalmente”, afirmou.

Em 2011, documento sobre critérios da entrega do Prêmio foi encaminhado ao setor de sustentabilidade da Organização das Nações Unidas. O documento foi avaliado positivamente e será incluído na agenda ONU sobre Desenvolvimento Sustentável – Rio+20, que acontecerá de 20 a 22 de junho, no Rio de Janeiro.

O engenheiro, administrador e especialista em gestão e direito ambiental, Ronaldo Simão, é o coordenador e idealizador do Prêmio, que tem apoio do Governo de Minas, sendo chancelado pela União Brasileira para a Qualidade (UBQ), e aprovado pelo Ministério do Meio Ambiente. Ronaldo Simão agradeceu o apoio do Estado à iniciativa. “Registro aqui, em especial, o nosso reconhecimento pelo apoio incondicional do governador Antonio Anastasia ao Prêmio e também o encorajamento para que possamos persistir nessa caminhada”, disse ele.

O objetivo do Prêmio é despertar nas empresas mineiras a busca pela melhoria contínua da gestão ambiental, aperfeiçoando a utilização dos recursos naturais e promovendo a disseminação de ações voltadas para a sustentabilidade ambiental e os seus reflexos na qualidade de vida das comunidades. O Prêmio foi lançado em 2005 e já premiou 18 empresas instaladas no Estado.

Também participaram da entrega do Prêmio Mineiro de Gestão Ambiental o vice-governador Alberto Pinto Coelho, os secretários de Estado Adriano Magalhães (Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável) e Narcio Rodrigues (Ciência, Tecnologia e Ensino Superior) e a presidente da União Brasileira para Qualidade (UBQ), Silvana Rizzioli.

Janice Drumond/Ascom Semad
-dsc3755a
O idealizador do Prêmio, Ronaldo Simão, o governador Antônio Anastasia e o
secretário de Estado de Meio Ambiente, Adriano Magalhães, durante a premiação

SEMAD|

Rodovia João Paulo II, 4143, Bairro Serra Verde - CEP 31630-900