Semad assina acordo com 13 prefeituras para facilitar revitalização da Bacia dos Rios Mogi-Guaçu e Pardo

O secretário de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, Adriano Magalhães, assinou ontem (10/05), em Poços de Caldas, protocolo de intenção com 13 prefeituras da região para viabilizar a implantação do Projeto Estratégico de Revitalização das Bacias dos Rios Piracicaba, Paraopeba, Mogi-Guaçu e Pardo e Pará, além do desenvolvimento dos instrumentos estratégicos de gestão de recursos hídricos.

O acordo foi assinado durante o encerramento da capacitação oferecida aos gestores dos 27 municípios. A capacitação visa à educação ambiental e a mobilização social das bacias envolvidas no projeto de revitalização, além de potencializar a integração com as políticas públicas.

Segundo Adriano Magalhães, o evento demonstra o compromisso assumido pelos prefeitos. “O Governo de Minas vai investir R$ 430 milhões para melhorar a qualidade das águas dessas bacias que, ao longo da série histórica, apresentam índices de qualidade da água inferiores em relação às demais bacias do Estado em alguns trechos de curso d’água. Para revertermos este quadro os municípios devem estar sensíveis às questões ambientais e cientes de suas responsabilidades”, alerta.

As ações do Projeto contemplam a elaboração de planos para incremento do percentual de tratamento de esgoto sanitário nas bacias, identificando os principais problemas e ajudando na elaboração de diretrizes de ações e na captação de recursos, a implantação e ampliação da coleta e tratamento de esgoto com obras acordadas no âmbito do planejamento da Copasa, a elaboração de projetos executivos de esgotamento sanitário, entre outras ações.

A diretora geral do Instituto Mineiro de Gestão das Águas (Igam), Cleide Pedrosa, lembrou a importância das parcerias para o sucesso do Projeto. “O projeto está a cargo do Igam, mas requer o envolvimento de várias instituições que se fazem aqui presentes, como as que compõem o Sisema - a Semad, a Feam e o IEF -, a Sedru, a Copasa e a Funasa”, pondera.

Avanços
O coordenador do Centro de Apoio Operacional das Promotorias de Meio Ambiente Regional, Bergson Guimarães, apontou três passos para o avanço na gestão das águas. “O primeiro passo é a busca pelo conhecimento de um sistema que é complexo, um ecossistema. O segundo é promover a gestão participativa, mobilizando os diversos atores. E o terceiro é disseminar um novo comportamento frente às questões ligadas aos recursos hídricos”, disse.

O presidente do CBH Mogi-Guaçu/Pardo, Antônio Carlos Sales, avaliou o trabalho como uma cooperação coletiva em torno do objetivo comum de ter água limpa e de qualidade para nossa sociedade. “Agradecemos ao governo do estado pela inclusão da nossa bacia no plano de governo. Assumimos o pacto de reverter a situação da qualidade das águas na nossa região”, enfatizou.

O prefeito de Poços de Caldas, Paulo César Silva, ressaltou a importância de apoiar o Comitê de Bacia. “Somos uma cidade que tem o primeiro IDH de Minas e queremos manter isso. Só será possível por meio do desenvolvimento sustentável. Nossa preocupação com a questão dos recursos hídricos tem que ser permanente, pois é decisiva e o Comitê de Bacia é nosso interlocutor e porta voz. E não podemos esquecer-nos de agradecer o apoio que recebemos da Secretaria de Estado de Meio Ambiente e seus órgãos em nossa região”, concluiu.

Janice Drumond/ Ascom Sisema
-dsc3392
O secretário Adriano Magalhães falou sobre a importância da contribuição dos
municípios para melhorar a qualidade das águas das bacias de Minas

-dsc3376a
O secretário assinando o protocolo de intenções ao lado da Diretora do Igam,
Cleide Pedrosa, e do prefeito de Poços de Caldas, Paulo César Silva.